Ações voltadas à pessoa com deficiência em SP surpreendem ONU e OMS



Políticas relacionadas à inclusão no estado se tornam referência internacional

As políticas do Governo do Estado de São Paulo relacionadas às pessoas com deficiência surpreenderam a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde). Desde 2000, o Estado investe em ações para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão, desenvolvendo programas na área da saúde que focam prevenção, diagnóstico e tratamento.

Com a inauguração do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em 2001, o Estado começou a construir uma rede de atendimento que se tornou referência no Brasil. A Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu da OMS um pedido para transformar as próprias experiências em exemplos para serem divulgados no site da Organização Mundial da Saúde e servirem de parâmetro para outros países.

Todo esse trabalho credencia São Paulo como interlocutor de políticas para a América Latina e alinha o Estado com as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, lançado no ano passado, em Nova York. "Felizmente, o que o governo de São Paulo vem fazendo está muito alinhado com todas as questões apresentadas pela ONU e OMS", destacou a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

"O Relatório define alguns parâmetros para balizar as políticas públicas relacionadas à pessoa com deficiência", afirma a secretária. Trata-se de uma vertente inovadora do ponto de vista internacional, a partir do momento que define o que cabe ao poder público, às ONGs (Organizações Não Governamentais), sociedade civil, à universidade e o papel de organizações e movimentos sociais que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu da OMS o direito de tradução em Língua Portuguesa do Relatório e lançou o documento no final de fevereiro. O texto aponta nove recomendações baseadas em informações científicas, para melhorar a vida das pessoas com deficiência.

Confira aqui a lista completa das recomendações preconizadas
pelo Relatório Mundial sobre a Deficiência.



03/08/2012


Artigos Relacionados


Fórum debate políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência

Autoridades explicam políticas do programa Brasil Sem Miséria voltadas às pessoas com deficiência

"Polícia Cidadã" premia principais ações voltadas à comunidade

Juventude Viva chega à Bahia com ações voltadas para 20 municípios

Governo estuda unificação de ações voltadas para crianças com até 3 anos

Polícia Rodoviária realiza ações educativas voltadas para a criança