Aconselhamento genético poderá entrar na lista de ações públicas sobre planejamento familiar



Além de oferecer assistência à concepção e contracepção, atendimento pré-natal, controle de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de câncer, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá ser obrigado a oferecer também aconselhamento genético como ação de planejamento familiar. Isto é o que dispõe projeto da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) sob o argumento de que as doenças geneticamente determinadas constituem significativos transtornos emocionais para as famílias.

O projeto (PLS 109/07), pronto para entrar em pauta na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), muda a lei que trata do planejamento familiar (Lei 9.263/96), para incluir o aconselhamento genético entre as ações que o SUS é obrigado a executar no âmbito da atenção à mulher, ao homem ou ao casal em todos os seus ciclos vitais, dentro do entendimento de que o planejamento familiar é direito de todo cidadão brasileiro.

Na justificação do projeto, Kátia Abreu observa que as doenças geneticamente determinadas propiciam, além de transtorno emocional, dificuldades físicas e custos não só para um número expressivo de famílias, mas para toda a sociedade.

"Embora sejam consideradas individualmente raras, as doenças geneticamente determinadas são numerosas e relevantes, principalmente quando se verifica que são graves e na atualidade pouco controláveis, além de incuráveis", diz ela em defesa do projeto.

Para Kátia Abreu, diante da atual situação, a prevenção dessas doenças é de fundamental importância, seja para evitar seu reaparecimento em famílias com históricos de incidências, identificar a probabilidade de manifestação em idade adulta e prevenir suas conseqüências através do diagnóstico precoce.

Em sua opinião, disponibilizar o aconselhamento genético por meio do SUS é uma forma de garantir o acesso da população ao conhecimento desenvolvido pela ciência. A senadora lembra que o diagnóstico precoce é exatamente uma das maiores promessas da medicina genômica.



20/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


O que propõe o projeto de Crivella sobre planejamento familiar

Hospital estadual em Carapicuíba orienta sobre planejamento familiar

Zambiasi quer envolver o Senado no debate sobre planejamento familiar

Lobão: meio ambiente tem que ser levado em conta nos debates sobre planejamento familiar

Redução da idade mínima para optar por esterilização cirúrgica divide opiniões em debate sobre planejamento familiar

Projeto sobre Código Florestal poderá ter capítulo sobre agricultura familiar