O que propõe o projeto de Crivella sobre planejamento familiar



O projeto de lei do Senado 284/06 é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e propõe modificações à lei do planejamento familiar (Lei 9.263/96) para, entre outras finalidades, reduzir dos atuais 25 anos para 18 anos a idade mínima necessária para a opção pela esterilização cirúrgica, desde que o interessado tenha dois filhos vivos. No Código Civil, observou Crivella na justificação ao projeto, a menoridade cessa aos 18 anos, quando o cidadão fica habilitado a todos os atos da vida civil. O senador lembrou que essa é a idade mínima também fixada para a adoção de filhos e defende que ela deveria ser observada para a realização da cirurgia.

A proposição, relatada pelo senador Edison Lobão (DEM-MA) na Comissão de Educação (CE), também pretende tornar obrigatória a instrução da educação sexual nos ensinos fundamental e médio - sem a criação de uma disciplina específica, mas tratando o tema de forma transversal ou multidisciplinar. O texto quer ainda revogar a exigência do consentimento do casal, na vigência de sociedade conjugal, para a esterilização voluntária de um ou de ambos, por considerar a medida abusiva; e instituir o dia 12 de janeiro como o Dia do Planejamento Familiar, data da sanção da lei do planejamento familiar.

Caso o texto seja aprovado, também será obrigatório o ensino da educação sexual durante a instrução oferecida no serviço militar, mas não mais em cursos de formação das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, já que emenda apresentada pelo relator eliminou essa possibilidade, presente no projeto original. Após tramitar na CE, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será analisado em decisão terminativa.



09/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto da Câmara obriga planos de saúde a oferecerem serviços de planejamento familiar

Crivella fala sobre papel da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo

Hospital estadual em Carapicuíba orienta sobre planejamento familiar

Zambiasi quer envolver o Senado no debate sobre planejamento familiar

Lobão: meio ambiente tem que ser levado em conta nos debates sobre planejamento familiar

Aconselhamento genético poderá entrar na lista de ações públicas sobre planejamento familiar