Acordo Espacial Brasil-Ucrânia é tema de encontro



O presidente do Senado, José Sarney, discutiu nesta terça-feira (12) com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Bevilacqua, a tramitação na Casa do Acordo de Salvaguardas Brasil-Ucrânia para a área espacial. Depois da audiência, Bevilacqua disse que Sarney é favorável à aprovação da matéria, que já passou na Câmara.

- O governo Sarney foi um dos que mais investiu no setor, porque ele reconhece a importância da tecnologia espacial para o país e tem sido um dos seus grandes incentivadores - afirmou.

No acordo estão previstas uma parte comercial, com quatro lançamentos espaciais a partir de base brasileira ao longo de três anos, e outra de transferência de tecnologia da Ucrânia, que tem 50 anos de experiência com lançadores de diversos tipos. Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, trata-se de -um contrato aberto e satisfatório-, que permitirá ao Brasil caminhar para a autonomia na área espacial.

- O Brasil não vive sem o espaço hoje, por motivos de segurança e controle ambiental, para monitorar a Amazônia, localizar focos de incêndio, desastres naturais como inundações e poluição e reservas de água potável - esclareceu Bevilacqua.



12/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto entre Brasil e Ucrânia é tema de encontro

Suassuna pede aprovação do Acordo Brasil-Ucrânia

Sarney recebe diretor da Agência Espacial da Ucrânia

Brasil e Ucrânia assinam acordo de cooperação na área de esporte

Brasil e Ucrânia reforçam acordo que mantém redução de preço de insulina

Suassuna pede a Sarney apoio para acordo Brasil/Ucrânia