Suassuna pede a Sarney apoio para acordo Brasil/Ucrânia



Acompanhado de representantes das Forças Armadas e da Agência Espacial Brasileira (AEB), o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu nesta terça-feira (1º) ao presidente do Senado, José Sarney, apoio para que entre rapidamente em execução o acordo espacial Brasil/Ucrânia, que permitirá o lançamento de foguetes ucranianos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (Maranhão).

Um dos idealizadores desse centro de lançamento, Sarney disse que tem o maior interesse em vê-lo em funcionamento. Alcântara tem privilegiada localização junto à linha do Equador, o que permite diminuir o custo do lançamento dos foguetes e aumentar o peso da carga transportada, sem significativo aumento no volume de combustível.

Suassuna disse que, como todo brasileiro consciente da evolução tecnológica, o presidente do Senado sabe que num mundo em que as comunicações são dominadas por satélites, se o Brasil não evoluir nesse campo corre o risco de tornar-se uma nação de segunda categoria.

- Para o poder nacional, esse acordo é muito importante. E hoje os ucranianos detêm essa tecnologia e nós faremos uma excepcional parceria se lançarmos esses foguetes a partir da Base de Alcântara - disse.

O acordo implicará investimentos de R$ 300 milhões nos próximos três anos e ainda aguarda aprovação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ao lado de Suassuna, Reginaldo dos Santos, diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Aeronáutica, disse que o objetivo da visita foi pedir a Sarney que ajude a viabilizar os recursos necessários para o projeto. Ele disse que, para ser aprovado, o acordo precisa apenas de uma revisão de palavras, para torná-lo mais palatável para o Legislativo.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna pede aprovação do Acordo Brasil-Ucrânia

Suassuna defende intercâmbio entre Brasil e Ucrânia nas áreas aeronáutica e aeroespacial

Congressista pede apoio para acordo de livre trânsito de pessoas entre Brasil e Peru

Acordo Espacial Brasil-Ucrânia é tema de encontro

Brasil e Ucrânia assinam acordo de cooperação na área de esporte

Brasil e Ucrânia reforçam acordo que mantém redução de preço de insulina