Acordo facilita instalação de comissão mista da MP do Pasep
Acordo entre Câmara e Senado deve nortear a votação da medida provisória do Pasep (MP 574/2012) na comissão mista do Congresso instalada, nesta quarta-feira (19), para examinar a medida. Quem adiantou esse clima de conciliação foi a senadora Ana Rita (PT-ES), eleita presidente da comissão. Ela pretende iniciar, ainda hoje, a análise das emendas apresentadas durante a discussão na Câmara.
- Vou apresentar uma proposta de cronograma para fazer a discussão e votar essa MP, já que houve acordo, o mais rápido possível – informou Ana Rita.
Estados e municípios devedores do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) estão enfrentando, desde junho, a retenção de parcelas desses débitos nos repasses de verbas dos respectivos fundos de participação (FPE e FPM). Essa foi uma das providências estabelecidas pela MP 574/2012, já prorrogada por 60 dias, a partir de agosto, por ato do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP).
Redução das multas em 60%, dos juros em 25% e dos encargos legais em 100%, além da ampliação do parcelamento de 60 para 180 meses (15 anos), são algumas das vantagens oferecidas aos estados e municípios que aderirem aos termos da proposta.
Massas
A MP 574/2012 também amplia a vigência da redução a zero das alíquotas da contribuição para o Pis/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes na importação e comercialização no mercado interno de massas alimentícias.
A exemplo do Pasep, Ana Rita avaliou essa questão como “pacífica”, afirmando que a medida vai “assegurar alimento de melhor qualidade na mesa de todos os brasileiros”.
A desoneração tributária para as massas alimentícias deverá se prolongar até 31 de dezembro de 2012. A intenção é manter a redução no preço de venda destes produtos, que incluem massas cozidas, recheadas ou preparadas de outro modo, tais como espaguete, macarrão, aletria, lasanha, nhoque, ravióli, canelone e cuscuz.
A comissão mista da MP 574/2012 tem como vice-presidente o deputado Claudio Puty (PT-PA) e como relator e relator-revisor, respectivamente, o deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) e o senador Tomás Correia (PMDB-RO).
Adiamento
Por falta de quórum, foi adiada a instalação de comissões mistas do Congresso para as seguintes medidas provisórias: MP 576/2012 – modifica a denominação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) para Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e amplia suas competências; a MP 577/2012 – trata da extinção das concessões e da intervenção para adequação do serviço público de energia elétrica; MP 578/2012 – permite a apuração e a dedução no Imposto de Renda da depreciação acelerada dos veículos para transporte de mercadorias, vagões e locomotivas novos; e a MP 579/2012 – regula as concessões de geração, transmissão e distribuição e a redução dos encargos na tarifa de energia elétrica.
19/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão mista vai ser instalada para analisar MP do Pasep
Adiada instalação da comissão mista da MP 617
Adiada instalação de comissão mista da MP 608/2013
Falta de quórum adia instalação da comissão mista da MP 618
Adiada a instalação da Comissão Mista Especial do Desarmamento
Falta de quórum impede instalação de comissão mista da MP que dá status de ministro ao presidente do BC