Acordo promove atuação cooperativa em prol da fauna de Roraima




O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) de Roraima, assinaram acordo de Cooperação Técnica para gestão compartilhada dos recursos faunísticos locais.

Com o acordo, o Instituto se compromete a transferir conhecimento, disponibilizar sistemas, compartilhar estruturas e atuar de forma integrada, para o exercício das atribuições estabelecidas pela Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011, no que se refere à gestão dos recursos faunísticos. Durante três anos, o Ibama se propõe apoiar a gestão de fauna até que os estados estejam adequadamente estruturados para exercer plenamente suas atribuições definidas em lei.

A assinatura ocorreu na Superintendência do Ibama em Roraima, na última quinta-feira (3). O acordo foi assinado pelo presidente do Ibama, Volney Zanardi Junior, e pelo presidente substituto da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) de Roraima, Marcelo Marcos Levy de Andrade.

Também estiveram presentes o diretor de Qualidade Ambiental (Diqua) do Ibama, Fernando da Costa Marques e o superintendente do Ibama em Roraima, Diego Milléo Bueno. Também participaram os técnicos da Femarh e do Ibama/RR envolvidos no processo.

Atuação cooperativa 

A atuação cooperativa entre os entes da federação, entre outras coisas, vai evitar a fragmentação de controles, a duplicidade de esforços e a sobreposição de atividades relativas à gestão de fauna. Transparência às informações e a integração dos sistemas de controle estadual ao sistema nacional também constam das cláusulas do acordo.

O presidente do Ibama também se reuniu com os servidores da superintendência e conversou sobre diversos temas relacionados a agenda ambiental. O debate foi focado na melhoria da entrega dos serviços prestados para sociedade e o desenvolvimento de projetos que atendam a novas diretrizes relacionadas com as atribuições federais de competência do Ibama.

Zanardi aproveitou a visita ao Estado para firmar parceria com a Receita Federal de Roraima nas áreas de fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras. O objetivo é reforçar o controle sobre produtos e mercadorias de importação e exportação que dependem da anuência do Ibama para o comércio exterior.

No Município de Pacaraima,  o Ibama realizou uma reunião na Inspetoria da Receita Federal para estreitar a relação de parceria entre as instituições. No Escritório Regional do Ibama no município, a reunião tratou sobre as atividades de controle promovidas pela instituição referentes a importação de produtos perigosos, a exportação de produtos madeireiros e demais materiais ou produtos que necessitam de anuência.

Fonte:
Ibama 



14/10/2013 14:29


Artigos Relacionados


Mozarildo relata ações em prol de Roraima

Gilvam destaca atuação parlamentar em prol de seu estado

Gilvam destaca atuação parlamentar em prol do Amapá

Em balanço do semestre, Casildo destaca atuação em prol de aposentados e trabalhadores

ONG Wizo promove encontro em prol da Campanha do Agasalho

Fussesp: Fundo Social de Solidariedade promove jantar beneficente em prol do Hospital Geral de Vila