Acordo visa estimular empreendedorismo ambiental em SP
É o que prevê protocolo assinado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Srbrae-SP
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) assinaram nesta quarta-feira, 21, um protocolo de intenções que objetiva, entre outros fatores, o estímulo de ações relacionadas ao empreendedorismo ambiental.
A idéia do protocolo é estabelecer condições que permitam a cooperação técnica, entre a SMA e o Sebrae, envolvendo a troca de informações, elaboração de estudos, desenvolvimento de programas e projetos conjuntos e de interesse comum para orientar as pequenas e médias empresas, ligadas ou não à área ambiental, integrando-as aos sistemas produtivos do Estado.O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Fábio de Salles Meirelles, destacou a importância do protocolo, que é o ponto de partida para novas ações pró-ativas. "Este protocolo trata de um assunto de visão nacional e que está no momento exato de ação” declarou.
Focos
Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, é preciso incentivar a criação de novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs junto aos pequenos produtores. “Precisamos passar conceitos de educação, conscientização e gestão aos agricultores, para que eles possam ser reconhecidos como exemplos de produção agrícola com preservação ambiental, e quem pode fazer isso é o Sebrae”, afirmou.
O protocolo é dividido em quatro focos principais: Programa de Recuperação Florestal e Mata Ciliar – Neutralização de Carbono; Projeto Prioritário da Guarapiranga; Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS e Pólos Produtores de Cerâmicas. A operação das ações se dará por meio da Fundação Florestal – FF, vinculada à SMA.
Valéria Duarte
Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
(I.P.)
02/22/2008
Artigos Relacionados
Projeto Aluno Hoje quer estimular empreendedorismo
Fatec Itapetininga promove palestras para estimular empreendedorismo
Novo guia orienta prefeitos sobre como estimular empreendedorismo nos municípios
Seminário sobre metrologia visa estimular a competitividade do País
Projeto visa estimular países a aumentar volume de compras sustentáveis
Cetesb: Convênio com Fiesp visa conscientizar empresários sobre licenciamento ambiental