Acréscimo de um dígito em números de celulares de São Paulo vai dobrar capacidade



A partir de domingo, ligações para telefones móveis de DDD 11 deverão vir com o dígito 9 antes do número

 

Começa a valer no domingo (29) a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que determina a inclusão do dígito 9 à frente de todos os números de telefones celulares da área 11, que engloba 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital. 

Com a mudança, todas as ligações feitas para celulares de DDD 11 deverão vir com o dígito 9 antes do número do telefone. Haverá um período de transição, até o dia 7 de agosto, no qual a chamada será completada normalmente, mesmo sem o novo dígito.

Com a mudança, a capacidade de numeração celular da região vai passar dos atuais 44 milhões para 90 milhões. Atualmente, são utilizados mais de 42 milhões de números, próximo do limite da capacidade. A Anatel previa desde 2008 o esgotamento iminente da numeração na região. A resolução que determinou a inclusão de mais um dígito passou por consulta pública em 2010.

Depois de 7 de agosto, as ligações serão gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem explicando as mudanças. Ficará a cargo das operadoras decidir se, depois da mensagem, a ligação será completada ou interrompida. Depois do dia 15 de janeiro de 2013, nenhuma ligação sem o dígito 9 será completada.

A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5, que hoje só são utilizadas na telefonia fixa. Nesta etapa, todos os números de celulares vão receber o dígito 9, mas a Anatel estuda se, esgotada a capacidade novamente, precisará inserir outro número inicial. Tire suas dúvidas sobre o nono dígito.

Leia mais:

Anatel determina medidas sobre o envio de publicidade pelo celular

Anatel conclui leilão de tecnologia 4G para Copa

Anatel reduz valores que prestadoras deverão pagar para usar banda larga de outras operadoras

 

Fonte:

Agência Brasil

 

27/07/2012 14:56


Artigos Relacionados


Novos números de celulares em São Paulo poderão começar com o dígito 5

Operadoras de SP já podem comercializar números de celulares iniciados com dígito 5

Celulares de cinco estados terão um dígito a mais

Celulares de todo País terão nono dígito até o fim de 2016

América do Sul tem de dobrar capacidade energética até 2030 para evitar ameaça de apagão

Números de celulares de três estados começam mudança para nove dígitos