Adelmir anuncia exposição de arte francesa



Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) anunciou nesta sexta-feira (4) a abertura na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional, em Brasília, da exposição intitulada Obras primas dos museus da França.

A exposição já percorreu 50 países e permanecerá no Brasil por três anos, permitindo aos brasileiros conhecer algumas das mais significativas obras do acervo dos museus franceses, reproduzidas em 131 painéis fotográficos de alta qualidade. A mostra faz parte do projeto Tenda do Conhecimento, do SESC-DF, e tem o apoio da Embaixada da França no Brasil.

Santana disse que a exposição demandou quase dois anos de negociações, que envolveram pesquisa, tradução, cenografia, iluminação e um investimento superior a R$ 1 milhão. O senador ressaltou a iniciativa do SESC-DF, que adquiriu com exclusividade o direito de apresentar essa exposição no Brasil.

As reproduções fotográficas foram impressas em Paris, sob a supervisão de especialistas do Museu do Louvre, que se preocuparam especialmente com a questão das cores e luminosidade, para garantir ao máximo a fidelidade com as peças originais.

- Apesar das constantes ameaças e investidas, na tentativa de enfraquecer e esfacelar o Sistema CNC-SESC-SENAD e da falta de incentivo de órgãos do governo, o SESC se mantém firme no propósito de continuar prestando serviços, de forma a contribuir para o bem do Brasil - afirmou.



04/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição: Presença da arte francesa na estação Paraíso do Metrô

Arte: Música francesa no Metrô de São Paulo

Cultura: Estação Pinacoteca tem mostra de arte francesa

Cultura: Pinacoteca do Estado tem mostra de arte francesa

Exposição traça retrospectiva da história da fotografia francesa

História da fotografia francesa é tema de exposição no Senado