Exposição traça retrospectiva da história da fotografia francesa
O registro fotográfico feito por Maurice Guibert (1856-1913) de Toulouse-Lautrec pintando "A dança no Moulin Rouge", em 1890. Um retrato do escritor Charles Baudelaire clicado entre 1856 e 1858 por Félix Nadar (1820-1910). A fotografia de um domingo, em 1938, às margens do Rio Marne, imortalizada por Henri Cartier-Bresson (1908-2004). Estas são algumas das fotografias que integram a exposição "100 X France", aberta ao público na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, até o próximo domingo, dia 29.
A exposição "100 X France", organizada através de uma parceria firmada entre o programa Senado Cultural e a Aliança Francesa, traça uma retrospectiva da história da fotografia francesa desde suas origens até os dias atuais. Mostra a evolução da fotografia através das imagens produzidas não apenas por grandes fotógrafos franceses, mas também por anônimos. A mostra já foi exibida no Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Após passar pelo Senado, seguirá para Belém e São Luís.
- Essas fotos nos proporcionam grande emoção. Algumas transmitem alegria, outras expressam reflexão. Enquanto Brasília se prepara para comemorar 50 anos, estas fotos nos lembram que o passado vive em nós. Não construímos nada sem memória. Memória e passado sobre os quais o futuro se constrói. Essas fotos representam o passado sobre o qual a França de hoje se construiu - afirmou o diretor da Aliança Francesa de Brasília, Jean Bourdin.
Roberto Homem / Agência Senado
24/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
História da fotografia francesa é tema de exposição no Senado
Pinacoteca exibe exposição retrospectiva do venezuelano Cruz-Diez
Cinemateca Brasileira lança dois livros de fotografia no cinema e história da TV
Adelmir anuncia exposição de arte francesa
MIS recebe exposição de cinema e fotografia
Exposição: Mês Internacional da Fotografia no Metrô