Adelmir Santana: comemoração do aniversário de Brasília mostra pujança da população da cidade



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) declarou nesta sexta-feira (2), em Plenário, que Brasília "não é apenas a sede do governo federal, mas também uma cidade como qualquer outra". Ele afirmou ainda que as comemorações do 48º aniversário da capital, celebrado no dia 21 de abril, "demonstram a pujança da população brasiliense ao levar cerca de um milhão de pessoas à Esplanada dos Ministérios".

- Muitas pessoas, ao pensar em Brasília, pensam apenas no Congresso, na Esplanada e nos hotéis da cidade, sem conhecer a verdadeira cidade - avaliou o parlamentar.

Para o senador, tanto as comemorações do aniversário da capital como as realizadas nesta quinta-feira (1º), devido ao Dia do Trabalho, comprovam que Brasília "é como as outras cidades, com associações de classe, bares, movimentos sociais e também suas dificuldades". Ao lembrar as comemorações do Dia do Trabalho, ele citou as estimativas segundo as quais cinco mil trabalhadores estiveram presentes na cerimônia realizada no Centro de Convenções da capital.

Em aparte ao discurso de Adelmir Santana, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Brasília tem um papel importante "na reorientação do desenvolvimento brasileiro, internalizando-o, já que antes o desenvolvimento era todo centrado na costa". Cristovam também ressaltou que a capital possui "os mesmos problemas que existem nas outras cidades, embora com uma qualidade de vida superior e uma desigualdade menor".

Na sessão especial que o Senado realizou no último dia 29 para celebrar o aniversário de Brasília, Adelmir Santana, que requereu a homenagem, afirmou que a capital é formada por manifestações culturais provenientes de todos os estados do país e já seria a quarta cidade em população do país.

Adelmir Santana destacou também, nesta sexta-feira, que o governo do Distrito Federal fez no mês passado uma série de inaugurações, como a da estação de metrô localizada na quadra 108 Sul e a do Shopping Popular de Brasília, destinado ao comércio realizados por vendedores ambulantes. O senador lembrou ainda que o governo iniciou em abril a Campanha Brasília Limpa, que visa reduzir o lixo e o entulho existente na cidade e também recuperar calçadas e pontos de ônibus, entre outros.



02/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana faz apelo por socorro político a Brasília

Adelmir Santana relata atividades em cidades-satélites de Brasília

Adelmir Santana registra retomada das obras do metrô de Brasília

Adelmir Santana quer garantir remédios grátis à população de baixa renda

Adelmir Santana afirma que a construção de Brasília 'representou uma redescoberta do Brasil'

Adelmir Santana é eleito presidente de comissão especial dos 50 anos de Brasília