Adelmir Santana pede voto de pesar pela morte do médico Ernesto Silva



O senador pelo Distrito Federal Adelmir Santana (DEM) apresentou nesta quarta-feira (3) requerimento de voto de pesar pela morte, aos 95 anos, do médico pediatra e pioneiro de Brasília, Ernesto Silva, por disfunção múltipla dos órgãos.

- Mesmo aposentando-se como médico nunca deixou de participar em todos os mais diversos movimentos em defesa da capital do país. Apresento este requerimento em nome do Senado e dos pioneiros da cidade - solicitou.

Adelmir Santana mencionou as diversas funções exercidas pelo médico, natural do Rio de Janeiro, onde bacharelou-se em Letras em 1936, tendo-se tornado oficial do Exército, onde chegou a coronel em 1961. Segundo informou o senador, Ernesto Silva graduou-se médico pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro com diversas especializações em Pediatria e publicações científicas na área.

"Sua história profissional se confunde com a história da capital", acrescentou o parlamentar, ao salientar que o médico foi secretário da Comissão de Localização da Capital do Brasil, diretor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), conselhereiro da Fundação Educacional e Hospitalar, entre outras atividades, tendo também assinado editorial do concurso do plano piloto e escrito um livro sobre sua história.

O senador Marco Maciel (DEM-PE), que afirmou ter conhecido o trabalho de Ernesto Silva relativo à construção e ao desenvolvimento de Brasília, destacou seu "estilo mineiro" de trabalhar e o classificou de "habitante ilustre" que, considerou, deverá ser homenageado por ocasião das comemorações dos 50 anos da capital federal. Por sua vez, o senador Mão Santa (PSC-PI), na Presidência dos trabalhos, associou-se aos dois endereçando o voto de pesar à família do médico.



03/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de pesar pela morte de médico do Incor

Senado aprova voto de pesar pela morte de médico de Mato Grosso do Sul

Aprovado voto de pesar pela morte da filha do senador Alberto Silva

Plenário aprova voto de pesar pela morte de Evandro Lins e Silva

Aprovado voto de pesar pela morte do médico potiguar Carlos César Formiga

Senado aprova voto de pesar pela morte de ex-senador Amaury de Oliveira e Silva