ADEMIR ABRE CONFERÊNCIA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA



O senador Ademir Andrade (PSB-PA), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ao abrir na manhã de hoje (dia 18) a I Conferência Nacional sobre Segurança Pública, afirmou que as discussões nesse encontro vão oferecer subsídios aos senadores para deliberar sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) do Executivo, em tramitação na Câmara, que reformula a segurança pública no país.

- A conferência servirá para que as entidades que aqui se façam representar possam discutir a emenda constitucional que o governo quer aprovar, antes que ela chegue ao Senado, propiciando aos senadores a oportunidade de apresentar uma proposição definitiva - comentou Ademir Andrade. A conferência é promovida pelas entidades que compõem o Fórum Nacional de Segurança Pública, com apoio da CAS.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP), primeiro orador, ressalvou quenão se pode unicamente responsabilizar as polícias militares pelo aumento da criminalidade no Brasil, como tem freqüentemente acontecido, mas sim a falta de vontade política das autoridades.Na sua opinião, os recursos materiais e humanos colocados à disposição dos órgãos responsáveis pelas polícias judiciárias estão muito aquém das necessidades básicas do setor, que vive uma "realidade interna, dentro da própria comunidade policial, caótica".

- Muitos policiais devem ser cumprimentados pelo esforço que fazem para cumprir seu dever - disse o senador, manifestando esperança de que o fórum em realização no Senado ofereça um resultado positivo para tais problemas, no momento em que o sistema policial "está a pedir S.O.S."

Tuma sugeriu que, nos debates, fosse levada em conta uma proposta de polícia comunitária, já experimentada nos Estados Unidos, composta por segmentos da União, dos estados e dos municípios ou do Distrito Federal, em integração com a comunidade civil.

As entidades policiais que também compõem o fórum querem rejeitar, na totalidade, o capítulo inserido na PEC que extingue os órgãos de segurança nacional. Propõem ainda, em manifesto distribuído na conferência, melhor remuneração para o policial em todas as instâncias e mecanismos de puniçãomais céleres e eficientes que possibilitem a depuração das instituições policiais.



18/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


1ª Conferência Nacional sobre Segurança Pública é tema de debate na CCJ

ANA abre audiência pública sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens

Litoral Norte abre debate sobre segurança pública no interior do Estado

ADEMIR DEFENDE UM NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O PAÍS

Serys destaca conferência nacional de segurança pública

Segurança pública e os movimentos de protesto no mundo são temas de conferência no Rio de Janeiro