ADEMIR ANDRADE PEDE MEDIDAS DE INCENTIVO À PESCA



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) apelou ao governo federal para crie incentivos ao setor pesqueiro, compreendendo sua importância e potencial para a economia nacional. Ele defendeu o envio de projeto de código nacional de pesca, que, conforme avalia, resolveria os problemas relacionados à produção e à preservação ambiental. Além disso, Ademir sugeriu a adoção de medidas de crédito que ajudem a fortalecer a indústria nacional do pescado.

Atualmente, informou o senador, a produção nacional encontra-se estagnada em 700 mil toneladas por ano, gerando um déficit de US$ 400 milhões devido a importação de US$ 520 milhões. Ele se disse descrente do plano anunciado pelo Ministério da Agricultura para um incremento do setor, que levaria a produção 1,25 milhão de toneladas de pescado em 2003.

- Gostaria de acreditar nisso. Mas, a realidade ainda está muito distante. Para que isso venha a ocorrer em curto prazo, como promete o governo, seriam necessários investimentos maciços na aqüicultura e na pesca oceânica - disse. Ademir Andrade também apontou como uma solução emergencial o aporte de recursos para a recuperação da frota pesqueira nacional "Necessitaríamos de linhas de créditos específicas, seja através do BNDES ou qualquer outro agente financeiro que dê condições de médio e longo prazo de financiamento para a renovação da frota".

16/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR ANDRADE PEDE O FIM DE PRIVILÉGIO DOS MILITARES

Ademir Andrade pede políticas sociais eficazes

Ademir Andrade pede conclusão de obras em Tucuruí

ADEMIR ANDRADE PEDE CPI PARA INSTITUTOS DE PESQUISA

ADEMIR ANDRADE PEDE A CONVOCAÇÃO DE MALAN E FERNANDO BEZERRA

ADEMIR ANDRADE PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA USINA PARAENSE