ADEMIR APÓIA DEPUTADOS DO PARÁ QUE QUEREM ACABAR COM INCENTIVOS À VALE
O senador Ademir Andrade (PSB-PA) elogiou hoje (dia 15) a decisão unânime dos deputados estaduais do Pará de elaborar uma lei para cortar os incentivos e benefícios concedidos à Vale do Rio Doce pelo governo do estado. Ele explicou que, mesmo tendo sido privatizada, a Vale do Rio Doce continuarecebendo, por exemplo, proteção policial militar na área conhecida como Serra Verde e usufrui do trabalho de agentes de saúde pagos pelos cofres públicos.
- Vamos passar a tratar a Vale do Rio Doce como inimiga do nosso estado - afirmou o senador, acrescentando que, depois de privatizada, aempresa suspendeu os convênios que existiam com as prefeituras da região e deixou de investir em municípios nos quais atuava anteriormente, trazendo graves prejuízos à economia local.
Na opinião de Ademir Andrade, "aVale tem atuado no Pará como se estivesse trabalhando num estado independente, sem nenhum respeito à comunidade local e aos interesses regionais". A seu ver, no entanto, os tempos são outros e o povo do Paráirá garantir seus direitos. "Passou o tempo em que o poder econômico ditava as regras, que prevalecia o interesse do lucro imediato. A sociedade não está mais tão apática como estava antigamente", garantiu.
O senador criticou a indefinição da nova diretoria da Vale do Rio Doce sobre a construção da Siderúrgica do Salobro, em Marabá, onde as reservas de cobre de Carajás seriam industrializadas, e sobre a transferência do escritório central da companhia para São Luís (MA), medida que, a seu ver, esvaziaria a direção do projeto Carajás.
LEI KANDIR
Ademir Andrade, por outro lado, anunciou que apresentará nos próximos dias um projeto para revogar a Lei Kandir. Segundo o senador, o estado do Pará perdeu R$ 100 milhões após a edição da referida lei.
Em apartes, os senadores Carlos Patrocínio (PFL-TO) e Sebastião Rocha (PDT-AP) apoiaram o discurso de Ademir Andrade, destacando esse último que a decisão da Assembléia do Pará "é necessária e procedente".
15/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR PROPÕE MEDIDAS PARA ACABAR COM O TRABALHO ESCRAVO NO PAÍS
Senadores querem votar até novembro projetos para acabar com guerra fiscal
Deputados estaduais pedem apoio de Jader para acabar com voto secreto
Para 'acabar com lixões', governo apoia projeto dos resíduos sólidos aprovado na Câmara
MAURO MIRANDA APÓIA INCENTIVOS PARA INSTALAÇÃO DE MONTADORAS
Lúcia Vânia apoia prefeitos e diz que União precisa descentralizar para acabar com a 'dependência política'