Ademir e Fogaça concordam que Lula participe dos fóruns de Porto Alegre e de Davos
Os senadores Ademir Andrade (PSB-PA) e José Fogaça (PPS-RS) disseram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar tanto do Fórum Social Mundial, que se realiza em Porto Alegre (RS), como do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O presidente, segundo os senadores, deve manifestar suas idéias e a posição do Brasil sobre assuntos econômicos, sociais e internacionais.
O comentário dos senadores foi feito em resposta a alguns setores que apoiaram a eleição de Lula defendendo a não comparecimento do presidente ao fórum de Davos, sob a alegação de que lá é o lugar dos grandes magnatas do neoliberalismo mundial, enquanto o fórum de Porto Alegre conta com a participação de setores mais comprometidos com reformas sociais.
Para Ademir Andrade, Lula não somente deve participar dos dois fóruns como, também, manifestar a sua opinião a respeito de temas em debate e apresentar suas idéias e sugestões tanto em Porto Alegre como na Suíça.
- Acho que é obrigação do presidente da República comparecer aos dois encontros porque estão em jogo temas de interesse do país. Acredito que a presença de Lula em Davos não é para acatar posições das economias mais ricas do planeta, mas para dizer o que sente e relatar ao mundo o que o Brasil necessita para encontrar novos rumos de desenvolvimento com justiça social - afirmou Ademir Andrade.
A mesma opinião tem o senador José Fogaça. Para ele, se Lula foi convidado para tomar parte nos dois fóruns, como ocorreu, deve comparecer aos debates, -em nome do interesse do país-.
Fogaça entende que o presidente Lula não tem nada a perder ao participar de ambos os seminários. O motivo, segundo ele, é que a recusa poderia ser interpretada como uma atitude de excludência. Por isso acha que Lula acertou em optar pela participação dos dois encontros.
- O presidente da República, e não o candidato do PT eleito, tem que ir aos dois fóruns e agir normalmente, como não poderia deixar de ser - disse Fogaça.
O 3º Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, deverá contar com a participação de Lula nesta sexta-feira (24). Os participantes protestam contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a ameaça de guerra contra o Iraque. Já a abertura da 33ª reunião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, foi marcada pela preocupação dos conferencistas com o conflito entre os Estados Unidos e o Iraque e as conseqüências econômicas desse fato, em particular o preço do petróleo. Lula participou do evento e lá defendeu o fim das desigualdades entre as nações e uma aproximação das conferências de Davos e de Porto Alegre.
24/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
FOGAÇA DIVULGA CARTA DE PORTO ALEGRE EM DEFESA DOS CIDADÃOS
Fogaça teme que Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, não apresente resultados
Lula permaneceu uma hora e 45 minutos em Porto Alegre ontem
Suplicy recomenda a Lula que participe dos debates nos meios de comunicação
Lula e Sarney concordam que há excesso de medidas provisórias
João Alberto elogia fóruns e destaca mensagem do presidente Lula