Ademir quer compensações para população afetada pela construção da hidrelétrica de Belo Monte



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) recomendou nesta quarta-feira (21) que a população dos municípios da área de influência da hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará, se una para reivindicar benefícios que compensem as perdas que terão com a obra.

Tendo visitado recentemente as cidades de Gurupá, Almerim e Porto de Moz, situadas na área da hidrelétrica, ele aconselhou seus moradores a se reunirem mais e discutirem a obra com vereadores, prefeitos, políticos da região, representantes da Eletronorte e do Ministério das Minas e Energia. Além, é claro, do governador do Pará, Almir Gabriel, cuja presença foi considerada fundamental pelo senador.

Na opinião de Ademir Andrade, o governador paraense, na maioria das vezes, é omisso nessas questões, negligenciando o fato de que a hidrelétrica está sendo construída em seu estado. Na avaliação do senador, junto com a comunidade, a autoridade tem o dever de discutir todas as implicações e favorecimentos que podem resultar da obra.

Para o parlamentar, é preciso haver novos assentamentos rurais, indenização de moradores lesados, fixação de royalties e outros benefícios que gerem compensações financeiras para os municípios da área de influência da hidrelétrica. Segundo ele, é essencial saber como compensar prejuízos e como propiciar a moradores prejudicados condições de continuar sobrevivendo na região.- É preciso analisar todos os aspectos dessa obra, mas é fundamental, acima de tudo, que as comunidades da região digam o que querem e como querem, porque elas têm todo o direito a isso.

Ademir Andrade também explicou que, entre as compensações financeiras de uma obra como essa, há o Imposto sobre Serviços (ISS) e o retorno do Imposto sobre a circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas apenas em favor do município que abriga a hidrelétrica. Ele recomendou que se modifique a legislação para que essa compensação financeira seja distribuída por todos os municípios da área da barragem.

21/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir cobra construção de hidrelétrica de Belo Monte

Mozarildo defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte

AGU assegura continuidade das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é tema de reunião entre representantes do governo

Responsáveis pela construção de Belo Monte devem pedir licença específica para canteiro de obras

Governo recebe indígenas para tratar da hidrelétrica de Belo Monte