Governo recebe indígenas para tratar da hidrelétrica de Belo Monte
O governo federal recebeu nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, dez representantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre e da Aliança em Defesa dos Rios Amazônicos. Os indígenas entregaram documento solicitando a paralisação das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Os líderes foram recebidos pelo secretário-executivo Rogério Sottili e pelo secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maltos, ambos da Secretaria-Geral da Presidência da República, representando o ministro Gilberto Carvalho, que participa do Fórum Social Mundial em Dacar, no Senegal.
Ao receberem o documento, os representantes do governo federal se comprometeram a dar encaminhamento à questão e levá-la ao conhecimento da presidenta Dilma Rousseff e de demais ministérios envolvidos.
Em nota divulgada pela Secretaria-Geral, Sottili afirmou que o governo dará continuidade ao diálogo com os movimentos sociais e que qualquer decisão será tomada por meio da participação social e do debate. “Podemos não chegar a um consenso, mas vamos construir as políticas por meio do diálogo”, disse.
Além das duas entidades presentes no encontro, também assinam o documento a Aliança Tapajós Vivo, o Movimento Teles Pires Vivo, a Campanha Popular Viva o Rio Madeira Vivo, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Fonte:
Blog do Planalto
24/02/2011 16:31
Artigos Relacionados
Justiça Federal do Pará reconhece que Hidrelétrica de Belo Monte não atinge terras indígenas
José Nery acusa governo de impor "vale tudo" para construir hidrelétrica de Belo Monte
Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é tema de reunião entre representantes do governo
Governo garante que Belo Monte não atingirá comunidades indígenas
Governo afirma que Belo Monte não tirará indígenas de suas terras
Consórcios para hidrelétrica de Belo Monte serão definidos nesta semana