Adesão ao cadastro do turismo cresceu 24% no ano passado



O número de novos cadastros de prestadores de serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo (MTur) cresceu 24% em 2010. No ano passado, foram efetivados 11.893 novos cadastros no sistema do ministério, o Cadastur.

Segundo a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, regulamentada em dezembro do mesmo ano, o cadastro junto ao Ministério do Turismo é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

Além de obrigação legal, o cadastro traz benefícios para o prestador de serviços turísticos. “O prestador cadastrado tem acesso a linhas de financiamento, pode participar de programas de qualificação e ações de promoção, tem acesso ao leque de políticas públicas adotadas pelo ministério”, explica a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach.

Apesar de não ter a obrigação de cadastrar-se no Ministério do Turismo, o setor de restaurantes, cafeterias e bares liderou os novos cadastros do Cadastur em 2010. Foram 1.914 novos cadastros, aumento de 63% com relação a 2009. Segundo Rockenbach, o crescimento deve-se ao fato das novas linhas de financiamento para o setor exigirem o cadastro no ministério.

Em caráter opcional, bacharéis em turismo, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos também podem se cadastrar junto ao MTur.

Para mais informações e cadastro acesse o site do Cadastur.

 

Fonte:
Ministério do Turismo



04/01/2011 12:00


Artigos Relacionados


Número de processos no País cresceu 8,8% em no ano passado

Faturamento das padarias brasileiras cresceu 13,7% no ano passado

Patrimônio dos fundos de pensão cresceu 16,3% no ano passado

Movimento nos aeroportos do interior do Estado cresceu 17% no ano passado

Caixa lucra R$ 5,2 bi em 2011 e é o banco que mais cresceu no ano passado

Cadastro Empresa Pró-Ética aprova adesão de novas empresas