Adiada decisão sobre ingresso da Venezuela no Mercosul



Pedido de vista coletivo adiou decisão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. A decisão foi tomada após leitura do voto contrário do relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE) e da manifestação do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), de que apresentará voto em separado sobre a questão.

Relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 430/08, que aprova o protocolo de adesão, Jereissati pontuou em seu voto o não cumprimento pelo governo venezuelano de diversas exigências para o ingresso do país no bloco. No entanto, a principal motivação para justificar seu voto contrário foi "o quadro de desrespeito de liberdades democráticas" na Venezuela. 

Ele mencionou o fechamento de órgãos de comunicação na Venezuela e o uso de milícias para reprimir manifestações da oposição. Questionou também a legitimidade do processo eleitoral naquele país. Observou ainda que Hugo Chávez governa seu país "de forma quase ditatorial" e promove um processo acelerado de desmonte das liberdades democráticas, visando sua permanência no poder. 

Mesmo apresentando voto contrário, o senador apontou vantagens econômicas que poderiam ser obtidas com a adesão. Conforme afirmou, a entrada da Venezuela no Mercosul poderia estimular o ingresso de outros países do norte da América do Sul, o que ajudaria a consolidar o bloco em toda a região.

No entanto, Tasso Jereissati ressaltou que possíveis vantagens econômicas não podem se sobrepor à defesa dos direitos democráticos no Mercosul. Ele manifestou preocupação com o papel desempenhado pela Venezuela na região, causando instabilidade política no continente. 

- A Venezuela de Chavez tem sido instrumento de desintegração da América do Sul - frisou. 

Jereissati defendeu mudanças nos processos decisórios no Mercosul, tendo em conta o peso de cada integrante no bloco. Defendeu ainda critério de proporcionalidade para representação no Parlamento do Mercosul.

Mais informações a seguir



01/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decisão sobre entrada da Venezuela no Mercosul é adiada para terça-feira

Encerrada audiência sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Começa na CRE debate sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

CRE aprova último debate sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Senadores elogiam audiências sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Debate sobre acordo com o Vaticano levanta discussão sobre ingresso da Venezuela no Mercosul