Adversário político, Heráclito reconhece trajetória pública de Francisca Trindade



Autor de um dos requerimentos de homenagem à deputada federal Francisca Trindade (PT-PI), falecida na madrugada de domingo (27), em São Paulo, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) fez nesta segunda-feira (28) um relato da carreira da parlamentar, desde o início da militância nos movimentos sociais.

- Deputada federal em seu primeiro mandato, a mais votada da história do Piauí, Francisca Trindade era uma das esperanças de renovação política do estado. Atuou em movimentos sindicais e sociais e sempre deixou marca importante - disse Heráclito.

O senador lembrou a convivência com a deputada quando ele era o prefeito da capital piauiense e Francisca Trindade, à época, respondia pela federação das associações de moradores. Heráclito admitiu os duros debates com a então militante, mas reconheceu a coerência das posições adotadas por ela.

- Ela tinha um magnetismo de encantar as pessoas. Era dura na negociação e adotava posições firmes - frisou.

Segundo Heráclito, Francisca Trindade vinha se angustiando com a necessidade de rever posições com a chegada do PT ao poder, especialmente no que diz respeito à previdência do setor público.

- O Piauí se empobrece, mas o Brasil também perde muito. Apesar do pouco tempo, teve uma atuação marcada pela coerência - disse Heráclito.



28/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos homenageia Francisca Trindade

Efraim Morais destaca dedicação de Francisca Trindade à causa social

Mozarildo diz que Francisca Trindade poderia desenvolver "mandato altamente profícuo"

Antônio Carlos Valadares homenageia Jamil Haddad e lembra trajetória do político carioca

Piauí vive 'caos político', diz Heráclito Fortes

Para Heráclito, Hugo Chávez fará uso político do Mercosul