Aelton destaca iniciativas de combate ao analfabetismo



O Brasil não pode pensar em crescimento econômico e justiça social sem antes promover um efetivo trabalho de erradicação do analfabetismo, afirmou o senador Aelton Freitas (PL-MG). Ele destacou, em discurso nesta terça-feira (23), algumas iniciativas que vêm sendo tomadas nesta área. A primeira delas, em execução no Senado, de iniciativa do presidente José Sarney, é um programa de alfabetização voltado para os funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços à Casa.

Baseado em artigo do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, intitulado -Analfabetismo: o Senado entra na luta-, publicado na edição do último domingo do jornal Correio Braziliense, Aelton Freitas informou que metade da força de trabalho do Brasil é atingida pelo analfabetismo. Ele sugeriu que o trabalho idealizado por Sarney sirva de inspiração para outras entidades.

Aelton Freitas também parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo lançamento do Brasil Alfabetizado, programa com que o governo pretende alfabetizar 20 milhões de pessoas até 2006. O senador ressaltou que o governo deve investir R$ 170 milhões em 2003 e R$ 185 milhões no próximo ano.

- A meta do programa é, sem dúvida, ambiciosa, mas perfeitamente possível se houver um envolvimento generalizado de empresas, instituições, organizações não-governamentais (ONGs), administrações estaduais e municipais, através de convênios a serem firmados. O que não pode faltar, conforme destacou o próprio presidente Lula, é vontade política - afirmou Aelton Freitas.



23/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya destaca ação de combate ao analfabetismo infantil no Ceará

CE discute uso das verbas do Fundef no combate ao analfabetismo

Cristovam: país restringe fumo, mas não combate analfabetismo

Para Rollemberg, DF tem avançado lentamente no combate ao analfabetismo

Combate ao analfabetismo exige poucos recursos, afirma Cristovam em audiência

Comissão do Parlamento do Mercosul quer meta regional de combate ao analfabetismo