Aelton diz que crise da pecuária leiteira atingiu níveis alarmantes
Em discurso nesta terça-feira (7), o senador Aelton Freitas (PL-MG) chamou a atenção para a crise da pecuária leiteira em Minas Gerais, que, segundo ele, "atingiu níveis alarmantes". O senador defendeu a adoção de medidas governamentais "que permitam a recuperação efetiva da situação de pequenos e médios produtores".
Segundo Aelton, a baixa rentabilidade causada pelos baixos preços do leite é um dos principais problemas enfrentados pelo setor. O senador informou que "é necessário hoje vender quase dez litros de leite para adquirir um litro de gasolina".
Aelton propôs, entre outras soluções, que o governo inclua o leite como item obrigatório na merenda escolar, além da adoção de mecanismos reguladores de preços e a redução da carga tributária.
- A recuperação do pequeno e médio produtor de leite ainda passa por uma melhor oferta de assistência técnica e por opções que superem os gargalos da cadeia produtiva na industrialização e distribuição - disse ele.
Aelton afirmou que a atual situação do setor tem origem na aplicação mais rigorosa da legislação sanitária, no final da década de 1980, e na desregulamentação do mercado ocorrida no início da década de 1990. Ele explicou que essas mudanças beneficiaram muito as indústrias de laticínios, que, ao se adaptarem melhor às exigências de modernização, passaram a impor os preços, que antes eram negociados em condições mais equilibradas com os produtores.
07/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAURO QUER SOLUÇÃO PARA CRISE NA PECUÁRIA LEITEIRA
Polícia brasileira mata em níveis alarmantes, diz ONU
Presidente da CE diz em seminário sobre propriedade intelectual que pirataria "atingiu níveis inaceitáveis"
CRA analisa projeto que estimula pecuária leiteira
Oficina no Pará apoia inovação na pecuária leiteira familiar
Mapa realiza workshops voltados para a pecuária leiteira