Aelton Freitas quer o nome de Santos Dumont no "Livro dos Heróis da Pátria"



Projeto do senador Aelton Freitas (PL-MG), que inscreve Alberto Santos Dumont, pai da aviação, no Livro dos Heróis da Pátria no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, está tramitando em caráter terminativo na Comissão de Educação (CE).

O parlamentar acredita que a importância do feitos de Santos Dumont e a proximidade da celebração do centenário do primeiro vôo mecânico, realizado pelo avião 14-Bis em 23 de outubro de 1906, ampliam a oportunidade e a legitimidade da proposta.

-A inclusão, nesse plantel, do insigne nome do pai da aviação virá a contribuir para o engrandecimento da homenagem ali prestada às expressivas figuras da nossa história, ao se levar em conta que o genial brasileiro foi uma das mais importantes personalidades do século 20 e um dos maiores inventores de todos os tempos-, argumenta o senador em sua justificativa.

Algumas das realizações do aviador são destacadas por Aelton Freitas. Dentre elas, a sua mais famosa invenção: o 14-Bis, que foi projetado, construído e pilotado pelo aeronauta brasileiro. Contudo, o parlamentar destacou ainda que Santos Dumont foi autor de várias outras invenções, como o relógio de pulso.

Freitas disse que Santos Dumont sempre lutou para que seus inventos nunca tivessem outra designação que não a de melhorar a qualidade de vida e a de promover a integração entre os povos. O senador lembrou também que, por seus feitos, o aviador recebeu a patente de marechal-do-ar e, por intermédio de decreto, foi declarado patrono da Força Aérea Brasileira em 19 de outubro de 1971.



20/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE inclui Santos-Dumont no livro dos Heróis da Pátria

Maciel quer inscrever nome de Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria

NOME DE DOM PEDRO I É INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

Lei inclui nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria

Nome de Getúlio Vargas será inscrito em Livro dos Heróis da Pátria

Nome de Anita Garibaldi será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria