Aelton: safra recorde só depende agora de São Pedro
O senador Aelton Freitas (PL-MG) chamou a atenção nesta terça-feira (28) para a possibilidade de o Brasil obter uma safra recorde de grãos neste ano, conforme anúncio do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O volume estimado entre 124 milhões e 127 milhões de toneladas - com aumento de 4% em relação a 2002 - só depende agora de boas chuvas, uma vez que o governo e os produtores teriam feito o esforço necessário a um bom desempenho da agricultura.
- A confirmação do recorde, bem como do seu valor exato, depende agora da indispensável colaboração de São Pedro - disse Aelton.
O senador observou que foi verificado um crescimento de 9,8% no consumo de fertilizantes e espera-se um aumento de 5% nas área plantada, percentual -puxado- principalmente pelas plantações de soja, algodão e arroz. Os números também revelam um acréscimo entre 7% e 11% na produção de soja, o que deve gerar um incremento de até 10% em faturamento com as vendas externas do produto em 2004, atingindo US$ 8 bilhões. Já o algodão poderá chegar a um crescimento em torno de 30%, de acordo com Aelton.
O senador defendeu a valorização da agricultura nacional e propôs a criação de uma comissão permanente de Agricultura e Política Rural, de modo que o Senado participe de forma mais ativa do processo de aperfeiçoamento desse setor da economia.
28/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em junho, IBGE prevê safra de grãos 8,0% maior que safra recorde de 2010
Em abril, IBGE prevê safra de grãos 6,0% maior que safra recorde de 2010
Em maio, IBGE prevê safra 7,8% maior que safra recorde de 2010
IBGE prevê safra de grãos 4% maior que safra recorde de 2010
IBGE prevê safra de grãos 6,2% maior que a safra recorde de 2010
Aprovada PEC das MPs. Mudança do rito agora depende da Câmara