Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do País a receber Certificação Operacional da Anac



O Aeroporto Internacional de Guarulhos recebe nesta terça-feira (21) o Certificado Operacional de Aeroporto, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil, que estabelece os requisitos estruturais e de segurança para os aeródromos que movimentam mais de um milhão de passageiros.

A certificação, prevista no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139 e pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), é concedida após inspeções realizadas pela Anac que verificam o planejamento do aeroporto, sua estrutura administrativa, além das instalações de infraestrutura, como as de abastecimento e movimentação de aeronaves, e procedimentos de prevenção, salvamento e combate à incêndio.

Em Guarulhos, o processo começou em 2009. Além dele, outros 19 aeroportos administrados pela Infraero já solicitaram Certificado Operacional à Anac: Belém (PA), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).

Outros três aeroportos da rede deverão solicitar formalmente o início do processo de certificação até o final de 2011: São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Foz do Iguaçu (PR).


Fonte:
Anac



21/06/2011 17:57


Artigos Relacionados


Chile é o primeiro país a receber exportação de petróleo do pré-sal

Anac promove seminário sobre segurança operacional para profissionais da aviação

Turismo de Itaipu é o primeiro do País a receber o selo ISO 9001

Aeroporto de Cuiabá passará por reformas e terá capacidade operacional ampliada

Infraero inaugura novo módulo operacional do aeroporto de Porto Alegre

Anac recebe balanço das operações em Guarulhos e Brasília