Anac recebe balanço das operações em Guarulhos e Brasília
Os presidentes das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos (SP) e de Brasília (DF) estiveram na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para apresentar à diretoria da Agência um balanço das operações nos dias que antecederam o Natal.
Os representantes das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Antonio Miguel, e de Brasília, Alysson Paolinelli, foram recebidos pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, pelo diretor de Regulação Econômica, Ricardo Bezerra e por representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).
Os dois aeroportos apresentaram os maiores níveis de atrasos no dia 20 de dezembro, quando, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), foram registrados mais de 390 mil movimentos nos principais aeroportos do País, contra expectativa inicial de 350 mil.
Em Guarulhos, a movimentação na última sexta-feira foi recorde, com 130 mil embarques e desembarques, volume 18% superior à sexta-feira equivalente em 2012.
Em Brasília, o número de passageiros também superou o registrado em 2012, com acréscimo de 14,6% no período de 19 a 25 de dezembro. Somente no dia 20 de dezembro, foram registrados 45 mil embarques e desembarques no terminal da capital federal.
As condições meteorológicas exigiram a adoção de medidas especiais para garantir a segurança das operações, provocando o fechamento de alguns aeroportos em diversos períodos ao longo do dia e demandando a utilização de instrumentos para operação em vários terminais.
Esse tipo de medida gera a necessidade de aumento do espaçamento entre as aeronaves, o que concorreu significativamente para o impacto nos pousos e decolagens em Guarulhos e Brasília.
Apesar dos atrasos e de os aeroportos estarem cheios por conta do movimento recorde, houve fluidez nas operações de check-in, embarque e desembarque nesses dois aeroporto na maior parte do tempo. Para o período do réveillon, os dois aeroportos vão reforçar os cuidados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros nos terminais.
A agência monitora os percentuais de atrasos e cancelamentos diariamente e acompanha a prestação de serviço ao passageiro por meio da Operação Fim de Ano, que está ocorrendo desde o dia 13 de dezembro. Nesta operação, 315 servidores trabalham em turnos até o dia 13 de janeiro para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros nos 12 principais aeroportos do País. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização é feita 24h.
A Anac esclarece que, para uma correta percepção do passageiro sobre os atrasos e cancelamentos, deve-se considerar a informação atualizada e não o acumulado do dia, por se tratar dos dados que demonstram a prestação do serviço de transporte aéreo naquele momento em cada aeroporto.
O relatório de acompanhamento dos voos é produzido com base nos percentuais de atrasos de voos com mais de 30 e 60 minutos em relação ao seu horário de partida. Os dados são computados e divulgados hora a hora pelos operadores aeroportuários e encaminhados para a Anac.
Fonte:
Anac
27/12/2013 12:07
Artigos Relacionados
Anac valida resultado do leilão dos aeroportos de Campinas, Guarulhos e Brasília
Anac divulga estudos para concessões de aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília
Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do País a receber Certificação Operacional da Anac
Anac tem nova sede em Brasília
Financiamento de R$ 4,27 bi para os aeroportos de Guarulhos e Brasília é aprovado
Aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão privatizados