Aeroporto de Salvador é o sétimo da Rede Infraero a receber um centro de gerenciamento



O Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães (BA) inaugurou na última sexta-feira (26) o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). O órgão de Salvador é o sétimo a ser implantado na Rede Infraero: os outros seis estão em Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Brasília (DF) e Confins (MG). A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale.

No CGA são coordenadas e monitoradas em tempo real as operações de aeronaves e a movimentação de passageiros e bagagens no aeroporto. Todo trabalho é realizado de forma sincronizada com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam no aeroporto, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro). A implantação dos CGAs nos aeroportos segue as diretrizes da Secretaria da Aviação Civil (SAC). A modernização é considerada indispensável para o melhor funcionamento dos aeroportos durante a Copa do Mundo de 2014.

O CGA de Salvador foi instalado numa sala de 40 metros quadrados (m²) e funciona 24h. O espaço conta com dez monitores de 52 polegadas ligados à internet, conectados às câmeras de vídeo do aeroporto e ao Sistema Informativo de Voos (SIV). No local, os integrantes do centro podem monitorar ao vivo as operações aeroportuárias de diversas áreas do aeroporto, como saguão, canais de inspeção e pátios de manobras.

“A implantação dos núcleos garantirá agilidade na resolução de problemas, gerando melhores resultados por meio da maior eficiência nas operações. O CGA promove ganho de produtividade em todo aeroporto, reunindo em um só ponto os vários agentes do sistema de operações aeroportuárias”, avaliou o presidente Gustavo do Vale.

Segundo o superintendente da regional Centro-Leste, José Cassiano Ferreira Filho,“o uso de tecnologia avançada e da internet e a capacidade dos envolvidos permitirão melhor circulação de informações, gerando mais eficiência para responder às situações que surgirem no dia a dia do aeroporto”.

Além de Gustavo do Vale, participaram da inauguração do CGA o chefe-de-gabinete do Governo do Estado da Bahia, Edmon Lucas, o diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, o superintendente da Regional Centro-Leste, José Cassiano Ferreira Filho, e o superintendente do aeroporto, Afrânio Mar, assim como representantes dos órgãos que atuam no aeroporto, companhias aéreas e das Polícias Militar e Civil.

Em setembro, será a vez de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM) receberem seus centros.


Fonte:
Infraero
Ministério do Esporte
Copa 2014



31/08/2011 17:51


Artigos Relacionados


Infraero terá de explicar irregularidades em obras do Aeroporto de Salvador

Infraero inicia reforma de aeroporto em Curitiba

Infraero investe em melhorias no Aeroporto de Congonhas

Aeroporto de São José dos Campos continuará sob responsabilidade da Infraero

AGU e Infraero garantem obra em terminal do Aeroporto de Guarulhos

Infraero investe R$ 390 mil em melhorias no aeroporto Santos Dumont