Aeroportos de Porto Alegre e Curitiba estão prontos para Copa



O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou nesta terça-feira (21) os aeroportos internacionais Salgado Filho, em Porto Alegre, e Afonso Pena, em Curitiba, e constatou que ambos estão prontos para receber o fluxo adicional de passageiros previsto na Copa do Mundo.

O aeroporto da capital gaúcha recebeu, já em 2012, uma ampliação no seu terminal principal, e uma nova área de desembarque foi inaugurada no fim de 2013. Com isso, atingiu a capacidade de 13,5 milhões de passageiros ao ano. Como a demanda estimada para o mês da Copa é de 10 milhões de pessoas, a capital gaúcha pode absorver com folga os turistas do Mundial.

Entre as melhorias implementadas estão uma área de check-in com 32 balcões, reforma de todos os banheiros dos terminais 1 e 2 e obras de acessibilidade, como a implantação de piso tátil para pessoas com deficiência visual.

Além disso, já está em operação um aeromóvel (veículo leve sobre trilhos) que liga o aeroporto à estação de trens da Transurb. O percurso dura um minuto e meio.

Em Curitiba, o aeroporto saltará de 7,9 milhões para 10,4 milhões de passageiros por ano com a inauguração de duas novas pontes de embarque, uma nova sala de embarque remoto, a reforma do desembarque doméstico e um novo pátio para oito aeronaves. As obras deverão ser entregues entre março e abril.

A entrega da nova sala de desembarque internacional, que estava prevista para abril, será antecipada para março pela Infraero, administradora do aeroporto, a pedido do ministro. Outras obras estão em curso nos dois aeroportos, como a construção de novos terminais, mas que não impactam no movimento de passageiros durante o Mundial.

"Em Porto Alegre e Curitiba as coisas estão andando nos eixos", afirmou Moreira Franco. "Nas duas cidades a Infraero entregará aeroportos preparados para a Copa, com infraestrutura perfeitamente adequada para que torcedores tanto brasileiros quanto estrangeiros possam ser bem atendidos." Ele deu nota oito aos dois aeroportos das cidades-sede da região Sul.

A visita desta terça-feira foi a segunda de uma série de inspeções que o ministro está fazendo nesta semana nos aeroportos das sedes da Copa. Na véspera, ele havia visitado Fortaleza e Salvador, onde constatou atrasos no andamento de algumas obras e cobrou soluções dos consórcios construtores e da Infraero. Nesta quinta-feira (23) ele visita os aeroportos de Cuiabá e Manaus. 

Fonte:

Secretaria de Aviação Civil



22/01/2014 11:43


Artigos Relacionados


Aeroportos vão estar prontos seis meses antes da Copa do Mundo de 2014, diz secretaria da aviação civil

Porto Alegre realiza ação para voluntariado na Copa

Porto Alegre escolhe Mano Menezes para embaixador da Copa

Apenas aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Manaus funcionam em condições adequadas, diz Ipea

Porto Alegre sedia encontro sobre planos operacionais para a Copa

Porto Alegre inaugura centro de treinamento policial para Copa 2014