Porto Alegre realiza ação para voluntariado na Copa



A poucos dias do encerramento das inscrições para o Programa Brasil Voluntário, a prefeitura de Porto Alegre realizou, nessa terça-feira (18), uma ação de mobilização na Esquina Democrática. Durante o dia, dezenas de pessoas puderam se inscrever para colaborar com a Copa 2014, somando-se às centenas que já realizaram o cadastro no site . Na próxima terça-feira (25), a Secretaria da Juventude, responsável pelo programa em Porto Alegre, estará novamente na Esquina Democrática para fazer o cadastramento e tirar dúvidas. As inscrições para o Brasil Voluntário seguem abertas até 6 de março.

Segundo o secretário da Juventude, Luizinho Martins, o número de interessados em participar superou as expectativas. “Conversei com um senhor, de 83 anos, fluente em inglês, morador da cidade de Alvorada, bastante empolgado em ser voluntário. Como ele, há muitas pessoas que querem ajudar Porto Alegre”, relatou o secretário, destacando que o sucesso acontece graças à atuação em parceria com entidades que realizam o trabalho de voluntariado há décadas no Rio grande do Sul.

Solange Almeida, que mora na Lomba do Pinheiro, tirou dúvidas sobre o programa e garantiu que fará a inscrição. “Eu já tinha ouvido falar, mas achei que tinha que ter inglês fluente para participar. Aí me falaram que a língua estrangeira era importante, mas não um requisito de eliminação”, explica a estudante de Ciências Contábeis, que pretende aproveitar as férias para ser voluntária durante o evento.

O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal para a Copa do Mundo da Fifa 2014, tem por objetivo selecionar pessoas que atuem como facilitadores para os visitantes que vêm às cidades-sede durante o evento esportivo. Em Porto Alegre, eles atuarão em 15 pontos da cidade, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Estação da Rodoviária, parques e praças, centros culturais, museus, shoppings e outros pontos turísticos, além do entorno do estádio Beira-Rio.

O coordenador do Brasil Voluntário em Porto Alegre, Marcio Gilberto Silva de Souza, explica que os voluntários irão atuar em turnos de quatro horas, e terão seguro de vida, uniforme, vale transporte, alimentação e seguro-saúde durante a atuação, além do treinamento. “Obviamente, eles serão treinados por profissionais especializados neste tipo de atendimento ao público e serão certificados pela Universidade de Brasília. Por mais que pareça simples, a atuação do voluntário exige uma boa preparação”, explica Marcio.

Fonte:
Ministério do Esporte



19/02/2014 10:34


Artigos Relacionados


Porto Alegre escolhe Mano Menezes para embaixador da Copa

Aeroportos de Porto Alegre e Curitiba estão prontos para Copa

Porto Alegre sedia encontro sobre planos operacionais para a Copa

Porto Alegre inaugura centro de treinamento policial para Copa 2014

Porto Alegre terá centro de atendimento ao turista para Copa 2014

Porto Alegre intensifica obras nos principais pontos da cidade para a Copa