África-Brasil e LAC-Brasil abrem inscrições para financiamento de projetos



Os pesquisadores dos centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e os parceiros de instituições latino-americanas e africanas, têm até o dia 29 de fevereiro de 2012 para inscreverem pré-propostas para o financiamento de projetos direcionados ao desenvolvimento da agricultura na África e na América Latina. 

A Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa abriu, nesta segunda-feira (12), as chamadas para as inscrições em dois mecanismos criados com para essa finalidade, a Plataforma América Latina e Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (LAC-Brasil Agricultural Innovation Marketplace) e África-Brasil de Inovação Agroecuária (Africa-Brazil Agricultural Innovation Marketplace).

Tanto a LAC- Brasil como a Africa-Brazil são iniciativas que fazem parte dos esforços da estatal brasileira para internacionalização de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elas têm, respectivamente, como parceiros, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica) e o Fórum para a Pesquisa Agrícola na África (Fara, sigla em inglês).  

A LAC-Brasil, lançada em outubro deste ano, em San Jose, na Costa Rica, tem objetivo de gerar benefícios para os pequenos agricultores. Além da Embrapa e Iica, a agência especializada do Sistema Interamericano, conta também com outros parceiros, como o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e Desenvolvimento (Fida), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para a Alimentação e Agriocultura das Nações Unidas (FAO).

A Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária está em execução desde 2010. Nesse caso, as instituições africanas de pesquisa e desenvolvimento, sejam elas públicas ou privadas, foram encorajadas a inscrever projetos direcionados ao desenvolvimento da agricultura de países daquele continente. Foram selecionados 10 projetos, que atualmente estão em execução sob a liderança de pesquisadores de Unidades da Embrapa e de organizações africanas. Com foco na melhoria da produtividade agrícola e do manejo dos recursos naturais e outros pontos, os projetos seguem a ideia básica de contribuir para o combate à pobreza.

Todos os detalhes sobre as chamadas para as duas plataformas, inclusive espaços dedicados às discussões virtuais entre pesquisadores parceiros e suas respectivas instituições, podem ser obtidos em websites criados exclusivamente para cada uma das plataformas. As informações atualizadas estarão disponíveis até o final deste dia 12, conforme a coordenação de ambas as plataformas. Os interessados também podem solicitar informações e/ou fazer contato pelos e-mails: [email protected] e [email protected].


Fonte:
Embrapa



13/12/2011 16:16


Artigos Relacionados


Autorizada contratação de empréstimos internacionais para financiamento de projetos no Brasil

Correios abrem inscrições para patrocínio em projetos culturais

Sesi e Senai abrem inscrições para projetos de inovação tecnológica

França e países da América do Sul abrem inscrições para projetos de pesquisa

Última semana para inscrições de projetos culturais no Banco do Brasil

Banco do Brasil abre inscrições para projetos culturais dos CCBBs em maio