Aftosa não é problema político, diz Antunes
O deputado Frederico Antunes, relator da Subcomissão Mista da Aftosa, voltou a afirmar hoje que questões políticas não acrescentam em nada para o trabalho de prevenção à aftosa no Rio Grande do Sul. O deputado se refere à polêmica criada em torno da notícia de que, em 1997, focos da doença teriam sido omitidos pelo governo Britto.
Segundo o parlamentar, a questão foi resolvida na época e a OIE foi notificada sobre a situação concedendo o certificado de zona livre de aftosa ao Estado. "Temos que somar esforços para comprovar a erradicação do vírus em Jóia e evitar a entrada pela fronteira uruguaia, e não deixar que questões secundárias desviem a atenção do principal problema", declarou.
O parlamentar adiantou que a Subcomissão vai analisar a possibilidade de ouvir o ex-secretário da agricultura do Estado na época, César Schirmer, conforme solicitação do deputado Elvino Bohn Gass (PT).
A Subcomissão está acompanhando o trabalho realizado nas barreiras sanitárias situadas na fronteira entre os dois países, como fez no município de Jóia.
11/01/2000
Artigos Relacionados
Antunes debate aftosa em Quaraí
Antunes pede solução política para aftosa
Para Frederico Antunes, secretário dificulta acordo para aftosa
Vacinação contra aftosa provoca debate político
Antunes diz que MST continua extorquindo
Marcon condena projeto de Antunes