AGACIEL MAIA FALA SOBRE MODERNIZAÇÃO E INTERLEGIS



O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, disse hoje (dia 18), em palestra sobre o Interlegis, que essa rede de comunicação colocará as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores em condições de igualdade com o Senado,em relação ao volume de informações. Encerrou-se nesta sexta-feira a série de painéis, iniciada ontem, sobre o Interlegis.

- Qualquer Casa legislativa estadual ou municipal terá acesso a uma estrutura de informação que o Senado demorou anos para montar. Agora será possível conhecer, por exemplo, o funcionamento do Senado sem necessidade de deslocamento. Arrisco até a dizer que o Interlegis promoverá a integração nacional - afirmou.

Ao discorrer sobre modernização administrativa para uma assistência constituída de servidores de Legislativos estaduais e municipais,Agaciel Maia destacou que, para o Senado ser moderno, é preciso alcançar duas metas: melhorar a qualidade do trabalho do parlamentar e divulgar as atividades da Casa. Em relação à primeira, o diretor-geral assinalou que a informação é o "combustível" da atuação do senador que, salientou, precisa do maior número de informações para elaborar projetos e discursos.

Agaciel abordou as medidas adotadas pelo Senado para aprimorar o trabalho dos parlamentares, como o projeto de produção deCD-ROMs com todos os Anais da Casa, desde 1823. "Tudo que se falou no Senado desde sua criação estará disponível para os senadores", frisou.

O diretor-geral informou ainda que está em negociações um convênio com o biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no sentido de que os senadores brasileiros tenham a sua disposição a legislação dos principais países do mundo.

Quanto à divulgação da atuação do Senado, Agaciel citou o lançamento do Jornal do Senado, no início de 95, da TV Senado, no ano passado, e da Rádio Senado, este ano. "É preciso que a sociedade tenha conhecimento, de uma forma transparente, do que está sendo feito pelos senadores", considerou. O diretor-geral anunciou que há um projeto de expansão da TV Senado visando fazer com que todas as Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores do país recebam o sinal da emissora.

O diretor do Instituto Legislativo Brasileiro, Mário Medeiros, no painel "Educação à Distância", disse que o Interlegis "abrirá uma grande fronteira para a atuação do ILB no ensino à distância, tornando o trabalho mais eficiente". Medeiros afirmou que, pela página do ILB na Internet, é possível ter conselhos sobre processo legislativo, técnicas legislativas e processo orçamentário. "São informações muito úteis para o trabalho do parlamentar estadual e municipal", ponderou.

Já o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Claudionor Moura Nunes, ressaltou a importância da Gráfica do Senado na harmonia entre os três Poderes. Claudionor lembrou o episódio da renúncia do ex-presidente Fernando Collor, no qual o vice-presidente Itamar Franco só poderia tomar posse quando fosse publicada a carta de renúncia de Collorno Diário do Senado. "Graças a eficiência da gráfica, o Brasil ficou apenas 45 minutos sem presidente", assinalou.



18/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Modernização do Senado dá prêmio a Agaciel Maia

Interlegis deve atingir 2 mil municípios ainda em 2003, anuncia Agaciel Maia

Sarney diz que decisão sobre Agaciel Maia cabe à 1ª Secretaria

Mozarildo elogia artigo de Agaciel Maia sobre o Senado

Cabral elogia artigo publicado por Agaciel Maia sobre Senado

AGACIEL FAZ PALESTRA A ALUNOS DA ESG SOBRE PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DO SENADO