Agência de Santos acompanha recolhimento do óleo vazado de navio



Estima-se que 2.000 litros vazaram do Navio Rio Blanco no último dia 16

Técnicos da Agência de Santos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) reiniciaram na manhã desta segunda-feira, 18, o acompanhamento da operação de recolhimento do óleo que vazou do tanque do navio Rio Blanco, no último dia 16, em consequência de um transbordamento pelo suspiro do tanque, e atingiu o estuário de Santos.

O gerente da Agência Ambiental de Santos, Paulo Sérgio Fonseca, acredita que a maior parte do óleo já foi recolhido ontem, domingo, porém informou que os técnicos realizarão, durante toda a semana, monitoramentos na área atingida, sob o cais do terminal, para verificar a existência de eventuais “bolhas” de óleo, a fim de solicitar sua remoção.

O atendimento da Cetesb ao acidente teve início no sábado e o vazamento foi classificado como de pequeno a médio porte, sem grandes impactos ambientais, tendo em visto a quantidade de óleo vazado, estimado em até 2.000 litros, e as rápidas medidas de contenção do produto, que foram adotadas pelas equipes envolvidas nos trabalhos.

Com relação a multa, em função do episódio, o gerente esclareceu que a aplicação da penalidade cabe à Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, inclusive considerando-se os aspectos ambientais envolvidos, já que para produzir o seu parecer, a Capitania se servirá, entre outras informações, de parâmetros e relatórios da Cetesb. Ele complementou, explicando que a responsabilidade, em relação à segurança da tripulação e da embarcação, é da proprietária (armadora) do navio e da autoridade marítima, a Capitania dos Portos.

 

Rose Ferreira

Da Cetesb

(I.P.)



02/18/2008


Artigos Relacionados


Secretaria do Meio Ambiente monitora as ações emergenciais de recolhimento do óleo vazado no condomí

Agência Nacional de Petróleo comprova existência de óleo leve na Bacia de Santos

Governo acompanha ações para conter vazamento de óleo na Bacia de Campos

Agência Senado acompanha apuração dos votos pelo TSE

Alckmin acompanha primeiro sábado de funcionamento do AME Santos

Agência confirma que não houve vazamento de óleo na Bacia de Campos