Governo acompanha ações para conter vazamento de óleo na Bacia de Campos



Por meio de nota da Secretaria de Imprensa, a Presidência da República se manifestou a respeito do derramamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na Bacia de Campos, na última semana. Segundo o texto, o governo “está acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento”. O perfuramento de novo poço na região, por parte da empresa Chevron Brasil, teria passado por uma desestabilização em área de falha geológica, o que causou a liberação do fluido, formando a mancha identificada no dia 8. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), essa é hipótese mais aceitada atualmente, mas a causa do vazamento permanece desconhecida.

O comunicado afirma que a presidenta Dilma Rousseff “determinou atenção redobrada e uma rigorosa apuração das causas do acidente, bem como de suas responsabilidades”.

No último dia 13, a agência aprovou o Plano de Abandono apresentado pela empresa para  o poço. O abandono do poço prevê, em primeiro lugar, o emprego de lama pesada para "matar" o poço e testar a eficácia dessa medida na parada do vazamento; em seguida, virá o uso da cimentação para "matar" o poço de forma definitiva, segundo a ANP. Dezoito navios estão na área: 8 da própria Chevron e outros 10 cedidos pela Petrobras, Statoil, BP, Repsol e Shell.

O cronograma previsto indica que o vazamento do poço deverá estar controlado nos próximos dias.

Segundo a Chevron, no último domingo (13), a área da mancha seria de 163 km². A estimativa de óleo em superfície era entre 521 e 882 barris (83 e 140 m³).


Fonte:
ANP
Blog do Planalto



16/11/2011 16:34


Artigos Relacionados


Governo afirma que responsáveis pelo vazamento de óleo na Bacia de Campos serão penalizados

Petrobras controla vazamento de óleo na Bacia de Campos

Agência confirma que não houve vazamento de óleo na Bacia de Campos

Ministério de Minas e Energia acompanha vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Chevron deverá arcar com despesas do vazamento de óleo na Bacia de Campos

Ibama multa Chevron em R$ 50 milhões por vazamento de óleo na Bacia de Campos