Agência sedia reunião de representantes brasileiros no Conselho Mundial da Água
A Agência Nacional de Águas (ANA) sediou a primeira reunião dos integrantes brasileiros do Conselho Mundial da Água (World Water Concil). O principal assunto discutido foi a definição de uma estratégia para fortalecer a participação do País no conselho, ampliando sua representação na entidade internacional. O encontro aconteceu na quarta-feira (28).
De acordo com o presidente da agência, Vicente Andreu, é importante que o Brasil amplie sua presença no conselho e apresente uma candidatura para sediar o Fórum Mundial de 2018. Andreu acredita que o País tem maturidade suficiente para se candidatar a sede, bem como para sugerir a criação de um organismo internacional mais voltado para o tema água no contexto das Nações Unidas.
Um dos temas levantados no encontro foi a discussão de medidas preventivas contra enchentes e zoneamento nas várzeas. O assunto é considerado urgente e provavelmente será tema das discussões do próximo Fórum.
Hoje, 400 membros de 70 países fazem parte do conselho. No primeiro Fórum, em 1997 no Marrocos, foram apenas 400 participantes. O Fórum de Istambul, no ano passado, teve a participação de quase 30 mil pessoas.
O Brasil é o único país da América do Sul a ter representação no WWC. Em toda América Latina, apenas o México possui representantes. A WWC foi criada em 1996 e, a cada três anos, organiza o Fórum Mundial da Água. A quinta edição do evento foi realizada em 2009, em Istambul, na Turquia.
Fonte:
Agência Nacional de Águas (ANA)
29/04/2010 21:36
Artigos Relacionados
Daee sedia Seção Brasil do Conselho Mundial de Água
Brasília sedia reunião do comitê mundial da Unesco
Itamaraty sedia reunião de diretores de água de países amazônicos
ANA sedia pela 1a vez reunião do Comitê Gestor da Parceria Global da Água
Representantes brasileiros e colombianos participam de reunião bilateral
Fapesp sedia primeira reunião para o Fórum Mundial de Ciência 2013