Agentes de leitura de todo o País debaterão programa Arca das Letras
Minas Gerais será o primeiro estado a promover encontro regional de agentes de leitura do programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no próximo sábado e domingo (28 e 29). Todos os estados do País vão sediar a reunião, a partir de maio, para a discussão de estratégias de fortalecimento do programa e a troca de experiências entre os agentes de leitura.
O estado de Santa Catarina será o segundo a receber o encontro, no final de junho. Agentes de leitura do Distrito Federal se reuniram na última segunda-feira (23) na Bienal Brasil do Livro e Leitura. Prefeituras municipais, lideranças comunitárias e sindicatos apóiam a organização dessas reuniões.
Nos encontros, haverá mesa de debates com representantes de comunidades quilombolas e indígenas e de agricultores familiares. As reuniões darão visibilidade aos bons índices de leitura do campo conquistados a partir do programa.
“Quando as bibliotecas chegam às comunidades rurais, os leitores se multiplicam. O livro desperta o interesse de todas as faixas etárias, com destaque para as crianças", enfatiza a coordenadora nacional do Programa Arca das Letras e coordenadora geral de Ação Cultural do MDA, Cleide Soares. "Temos casos de pessoas do campo que chegam a ler mais de 30 livros por ano”, comemora.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, são mais de 73 mil famílias beneficiadas com o Arca das Letras, com 787 arcas espalhadas em 299 municípios. “Nossa meta é, até novembro, subir esse número para mil”, conta a pedagoga Gildete Mafra, coordenadora do programa na região Sudeste. Ela espera reunir, nos dois dias de evento, cerca de 150 agentes de leitura de várias comunidades mineiras.
Gildete revela que esses encontros são uma oportunidade de renovar o acervo de leitura e de elevar a autoestima dos voluntários. “Eles cuidam das arcas e dos livros, nós temos que cuidar dos agentes de alguma forma. Nesses encontros, eles não saem como entraram”. Após a reunião, os agentes de leituras vão visitar o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho, maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, são esperados 200 agentes e 80 gestores públicos municipais para o evento. “O encontro tem o propósito de reafirmar o programa Arca das Letras como política pública de incentivo à leitura no campo”, destaca Ademir Milo Motta da Silva, coordenador do Programa na região Sul. No estado, são 936 arcas e 1,5 mil agentes de leitura distribuídos nos municípios.
Sobre o programa
Criado em 2003, o programa Arca das Letras tem como objetivo incentivar e promover o acesso à leitura em comunidades rurais. Até o momento, mais de 8,9 mil bibliotecas foram implantadas pelo MDA em todo o Brasil. Famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas são beneficiadas pela iniciativa.
São mais de 2 milhões de livros, todos conseguidos por meio de doação. Os acervos, armazenados em móveis-bibliotecas, denominadas de arcas, possuem títulos da literatura brasileira e estrangeira, material didático, histórias em quadrinhos e publicações técnicas, entre outras opções.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
25/04/2012 19:16
Artigos Relacionados
Arca das Letras comemora 10 anos com agentes de leitura
Arca das Letras realiza encontro de agentes de leitura na região do Xingu
Programa Arca das Letras entrega 84 bibliotecas no Ceará
Programa Arca das Letras avalia bibliotecas do Maranhão
Arca das Letras realiza visitas às bibliotecas rurais no sul do País
Paraíba receberá 31 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras