Agentes do Estado são os principais responsáveis pela violência contra jornalistas brasileiros



Agentes do Estado, ou pessoas a mando deles, estão por trás da maioria dos atos de violência contra jornalistas no Brasil. A conclusão é da Comissão Nacional de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e consta de relatório referente aos anos de 2007 e 2008. Entre os agressores estão, além de políticos e policiais, milicianos, seguranças particulares, torcedores e advogados.

Nesses dois anos, 91 jornalistas sofreram agressões no país, geralmente como represália a reportagens com denúncias. Conforme o documento, eles foram vítimas de agressões físicas e verbais, ameaças, detenção e tortura ou assassinato.

Tim Lopes

Nos últimos anos, o caso mais noticiado de assassinato de um jornalista no Brasil, no entanto, não envolveu agentes do Estado, e sim traficantes de droga. O jornalista Tim Lopes, que trabalhava para a TV Globo, foi capturado por traficantes em junho de 2002 quando se encontrava na favela Vila Cruzeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro. Ele levava uma microcâmera escondida em uma bolsa, para gravar imagens de um baile funk promovido pelos traficantes.

A morte de Tim Lopes teria sido decidida como vingança por causa de uma reportagem da TV Globo de um ano antes sobre venda de drogas no morro, a qual teria levado à prisão vários traficantes. A emissora deu grande destaque ao assassinato, o que pressionou a polícia do Rio a se dedicar às investigações. Em poucos meses, foram descobertos e presos os criminosos, liderados por Elias Pereira da Silva, o "Elias Maluco". Três deles foram mortos em confronto com a polícia. Sete criminosos foram condenados em júri popular, a maioria a 23 anos e meio de cadeia. "Elias Maluco" recebeu pena de 28 anos e seis meses.



27/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixada do Egito divulga nota lamentando violência contra jornalistas brasileiros

Itamaraty condena detenção de jornalistas brasileiros e ONU diz que violência no Egito é inaceitável

CDH discute violência contra jornalistas

CDH vai debater violência contra jornalistas

CDH debate violência contra jornalistas

A violência contra jornalistas no Brasil e no mundo