Agricultores do Baixo Parnaíba recebem sementes adaptadas ao clima da região
Sementes de feijão, milho e hortaliças foram distribuídas a 2.080 famílias de agricultores extremamente pobres da região do Baixo Parnaíba, no Maranhão. A entrega foi feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por intermédio do Plano Brasil Sem Miséria. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apoiará os produtores com R$ 2,4 mil, divididos em três parcelas, para investimento na atividade agrícola.
Os agricultores familiares também contam com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que oferece assistência técnica continuada para incentivar a inclusão produtiva das famílias. Além do Maranhão, produtores em situação de extrema pobreza de Minas Gerais, da Bahia, do Ceará, do Piauí e de Pernambuco receberam sementes produzidas pela Embrapa.
Até agora, 24.623 famílias foram atendidas com a distribuição de 246 toneladas de sementes de milho, 123 toneladas de sementes de feijão e 24.623 kits de sementes de hortaliças. As próximas entregas do Brasil Sem Miséria estão programadas para o período de fevereiro a junho. A etapa seguinte vai de agosto a dezembro.
Variedades
Cada família maranhense recebeu 10 kg de sementes de milho, 5 kg de sementes de feijão caupi e um kit de sementes de hortaliças. Os produtos são adequados à região, diz a analista da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa, Aline Zacharias. “São variedades adaptadas às condições climáticas do lugar para ter boa produtividade. Elas também são mais resistentes a doenças e pragas que atacam as culturas do Baixo Parnaíba.”
A Embrapa também distribui material didático, folhetos e cartilhas com informações sobre produção e armazenamento das sementes
Fonte:
Brasil Sem Miséria
19/01/2012 19:41
Artigos Relacionados
Ciro Nogueira apresenta projeto para alavancar o desenvolvimento da região do Baixo Parnaíba
Agricultores do Território Baixo Sul da Bahia recebem 14 mil mudas de dendê
Brasil Sem Miséria distribuirá sementes de milho para agricultores da região Sul
Embrapa envia sementes e tecnologias para agricultores da região serrana do RJ
Agricultores podem pedir sementes sem alterações genéticas até o dia 24
Brasil Sem Miséria inicia entrega de sementes para 10 mil agricultores