Brasil Sem Miséria distribuirá sementes de milho para agricultores da região Sul



O governo federal, os governos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e representantes da associação de municípios da região Sul assinaram, nesta sexta-feira (14), o termo de pactuação do Plano Brasil Sem Miséria. A presidenta Dilma Rousseff participou da solenidade em Porto Alegre (RS).

Uma das novidades para a região Sul é a compra de sementes da agricultura familiar para distribuir a outros agricultores muito pobres, principalmente indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária. O governo vai adquirir 53,5 toneladas de sementes de milho de 400 agricultores familiares de três cooperativas: Coarpa, de Santa Catarina, Bionatur, do Rio Grande do Sul, e Coofaeco, do Paraná.

“Com esse projeto, todos ganham. Por um lado, aumenta a produção no campo, com produtos de boa qualidade, e os supermercados podem oferecer alimentos diversificados. Por outro, a população tem acesso a mais alimentos, bons e com preços mais baixos”, argumenta a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

No Sul, também será formalizada com as associações de supermercados da região e o supermercado Wal-Mart a parceria já assinada com a entidade nacional do setor, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A rede varejista comprará a produção da agricultura e da agroindústria familiar, da economia solidária e de comunidades tradicionais, como os quilombolas.

Os supermercados vão adquirir os alimentos e, em alguns casos, abrir espaço nos estabelecimentos, com gôndolas específicas, para a comercialização. A oferta de qualificação profissional e emprego para que o público do Brasil Sem Miséria possa trabalhar nesses estabelecimentos comerciais faz parte do acordo com os supermercados.

Emprego em obras

Em outro acordo, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic) e o governo federal desenvolverão em conjunto ações de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para o público do Brasil Sem Miséria. A parceria envolverá 61 entidades do setor em todo o País.

A Cbic e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já promoveram feirões de emprego no Rio de Janeiro e em Fortaleza. No total, foram ofertadas 1,9 mil vagas. Porto Alegre, Curitiba, São Luís e Belo Horizonte serão as próximas capitais a abrir oportunidades de qualificação e trabalho para os beneficiários dos programas sociais.


Fonte:
Blog do Planalto



14/10/2011 14:13


Artigos Relacionados


Brasil Sem Miséria inicia entrega de sementes para 10 mil agricultores

Sementes de milho, feijão e hortaliças serão entregues a 93 mil agricultores

Embrapa envia sementes e tecnologias para agricultores da região serrana do RJ

Distribuição de sementes para famílias do Brasil Sem Miséria começa em outubro

Agricultores do Baixo Parnaíba recebem sementes adaptadas ao clima da região

Plano Brasil Sem Miséria seleciona projetos para aquisição de sementes da agricultura familiar