Agricultura aprova extensão do Garantia Safra a produtores da Amazônia



Os senadores que integram a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) aprovaram proposta que estende aos agricultores familiares da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que perderem suas lavouras devido a secas ou excesso de chuvas o benefício do programa Garantia-Safra. A matéria segue para deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Os recursos já são assegurados aos pequenos produtores residentes em localidades abrangidas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste e também a municípios menos desenvolvidos do Espírito Santo. O autor da proposição (PLS 324/09), senador Jefferson Praia (PDT-AM), argumenta que sua iniciativa é, antes de tudo, uma questão de justiça principalmente para com o humilde agricultor familiar da Amazônia.

Ao apresentar voto favorável à proposição, o relator, senador Osmar Dias (PDT-PR), parabenizou Jefferson Praia pela apresentação da proposta, que visa reduzir as desigualdades regionais. Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Garantia-Safra prevê o pagamento de renda a agricultores afetados por chuvas ou secas. Os recursos são constituídos por contribuições dos próprios produtores rurais, por meio da taxa de adesão, e por aportes feitos pelos municípios, estados e pela União.

Mais informações a seguir



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garantia-safra poderá beneficiar agricultores da Amazônia

Garantia-Safra pode chegar a agricultores da Amazônia

CAS vota projeto que estende garantia-safra à Amazônia e ao Centro-Oeste

Plano safra da agricultura familiar terá garantia de preços mínimos

Projeto de Jefferson Praia estende garantia-safra a agricultores familiares da Amazônia

Comitê aprova nacionalização do programa Garantia-Safra