Agricultura decide não antecipar vacinação contra aftosa na região próxima ao Paraguai



O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nesta quarta-feira (28) que vai manter o calendário oficial de imunização contra a aftosa, previsto para começar no 1º de novembro.

Até então, o departamento estudava a possibilidade de antecipar para outubro a vacinação contra a febre aftosa na faixa de 15 quilômetros da linha internacional entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

A autoridade explicou, em nota, explica que não há razões epidemiológicas que justifiquem a alteração do cronograma nacional de vacinação contra febre aftosa no estado. 

Os casos específicos serão avaliados e identificados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro) , que ficará responsável também por realizar a  vacinação imediata mediante acompanhamento oficial.

Entre 2008 e 2010, aponta o documento, a vacinação na região de fronteira internacional foi realizada pelo serviço veterinário oficial. O índice de cobertura vacinal alcançado na etapa de maio de 2011 foi de 98,36% – número suficiente para conter a circulação do vírus em caso de sua reintrodução na população suscetível.

Além disso, o governo adotou uma série de medidas para impedir a entrada do vírus desde a notificação do foco no Paraguai: proibição da importação de animais suscetíveis e produtos que representem risco; intensificação da fiscalização de trânsito de animais, produtos e sub-produtos na fronteira; aumento da vigilância em propriedades identificadas como de maior risco e análise e investigação epidemiológica da movimentação animal recente.


Fonte: Ministério da Agricultura



29/09/2011 15:27


Artigos Relacionados


Comitê do Mercosul acompanhará vacinação contra aftosa no Paraguai

Agricultura: Vacinação contra aftosa atinge 99,50% do rebanho

Vacinação contra aftosa na região da calha do Rio Amazonas começa dia 28

Agricultura: Vacinação contra aftosa atinge 99,4% do rebanho paulista

Agricultura: Vacinação contra aftosa atinge 99,5% do rebanho paulista

Ministério da Agricultura lança a campanha de vacinação contra aftosa na Bolívia