Agricultura familiar terá centrais de recebimento de produtos modernizadas



Começa nesta terça-feira (30) o prazo para envio de propostas de modernização das Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar. A iniciativa está em edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que tem o objetivo de financiar a aquisição de equipamentos, materiais permanentes, material de consumo e veículos adequados para o transporte de gêneros alimentícios a serem utilizados nestas centrais. Poderão ser financiados projetos no valor de até R$ 9 milhões, um total de R$ 64 milhões em recursos do governo federal, investidos até 2014.

“Com a iniciativa, o governo federal reforça o caráter complementar das suas ações, consolidando e promovendo a segurança alimentar e nutricional e ampliando o acesso regular e permanente à alimentação adequada e saudável das famílias mais vulneráveis”, avalia o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

Nesta primeira etapa serão atendidos os estados das Regiões Norte e Nordeste que possuam em seu território, Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar. A priorização deve-se ao fato de estar concentrado, nas duas regiões, maior número de agricultores familiares em condição de pobreza e maior incidência da população em extrema pobreza por domicílio. Além disto, mais da metade dos agricultores familiares que acessam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estão nas duas regiões (44% no Nordeste e 8% no Norte) – cerca de 1500 municípios.