Agricultura indica melhores áreas para plantio da 2ª safra de feijão



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou estudo que indica as melhores áreas e períodos de semeaduras para o plantio da segunda safra de feijão no Paraná, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro comum é representativo em valores econômicos e sociais. A cultura é apropriada para sistemas agrícolas intensivos e com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência.

A temperatura do ar pode ser considerada como elemento climático de maior influência sobre o rendimento das vagens. Temperaturas elevadas ou abaixo de 12ºC são prejudiciais em qualquer estágio de desenvolvimento, em especial nos períodos de florescimento e frutificação.

O rendimento do feijoeiro também é afetado pela condição hídrica do solo. A escassez de água pode reduzir a produtividade e o excesso de chuva no período de colheita pode causar perda total. 

O Paraná, que colheu de 298 mil toneladas na safra 2009/2010, e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas no mesmo período, destacam-se como os maiores estados produtores de feijão do Brasil.  

O zoneamento agrícola para o feijão foi publicado, na quinta-feira (7), nas portarias nº 345 a 354 do Diário Oficial da União (DOU).


Fonte:
Ministério da Agricultura



11/10/2010 11:47


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de caju

Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de três culturas

Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de palma forrageira, mamão e caju

Estudo indica áreas para o plantio de sete culturas

Ministério da Agricultura publica regras para plantio de feijão caupi

Ministério da Agricultura orienta plantio de mandioca e feijão