Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de três culturas



As oito portarias do Ministério da Agricultura publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (1º) abordam o período com menor risco climático para plantio, os municípios aptos para o cultivo e os tipos de solo indicados para a cultura de milheto (planta de origem africana, adaptada ao semi-árido), amendoim e feijão. As indicações do ministério valem para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Tocantins. O estudo pretende minimizar os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.


As portarias Nº 173, 174, 175, 176, 177 e 178 orientam os produtores de milheto. A cultura é bastante utilizada no Brasil como forrageira, especialmente na região Sul, como sementes para produção de ração e planta de cobertura de solo no Sistema de Plantio Direto. Também pode recuperar pastagens no Sistema Integração Lavoura-Pecuária e na produção de silagem em locais com déficit hídrico.


Já os produtores de amendoim e de feijão 1ª safra na Bahia devem estar atentos às Portarias Nº 179 e 180, respectivamente. A cultura do amendoim desenvolve-se com maior produtividade em climas mais quentes. Temperaturas superiores a 30ºC são mais favoráveis à germinação, desenvolvimento e formação do óleo.


Já a produtividade do feijão pode ser afetada pelas condições de clima durante o ciclo do cultivo. Os elementos mais influentes, além da temperatura, são a chuva e a radiação solar. Altas temperaturas podem prejudicar o florescimento e a frutificação do feijoeiro e, as baixas, reduzem a produtividade.


As portarias que divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por estado, conforme dados da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola (SPA). Para indicação no zoneamento é necessário que as cultivares possuam o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Mapa.


Fonte:
Ministério da Agricultura



01/07/2010 19:13


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de caju

Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de palma forrageira, mamão e caju

Estudo indica áreas para o plantio de sete culturas

Agricultura indica melhores áreas para plantio da 2ª safra de feijão

Estudo orienta plantio de três culturas em 26 estados

Estudo de risco climático orienta plantio de três culturas