Agricultura: Pólo Centro Sul inaugura programa de Educação Ambiental
Programa vai abordar os conceitos de agricultura orgânica e de preservação ambiental
O Pólo Regional Centro Sul, instituição de pesquisa científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em Piracicaba, recebe nesta quinta-feira, dia 28, a visita de 200 alunos do Centro de Reabilitação de Piracicaba para a inauguração do programa de Educação Ambiental da unidade de pesquisa.
O programa vai abordar os conceitos de agricultura orgânica e preservação ambiental e, durante o evento, serão realizadas atividades com demonstrações de produção orgânica de mudas de hortaliças, café e plantas medicinais. Os alunos também poderão conhecer um pouco mais dos conceitos de produção e transformação dos alimentos, desde a produção agrícola nas plantações até a chegada da comida à mesa.
Para abordar o assunto de preservação ambiental, serão desenvolvidas oficinas com demonstração dos peixes nativos do Rio Guamium e artesanato com produtos da unidade de pesquisa, como bambu e sementes. Ainda na questão ambiental, os alunos vão conhecer noções de reciclagem de materiais e produção de húmus de minhoca.
Para os profissionais que atuam no projeto, a educação ambiental é compreendida como a integração entre a recuperação de áreas degradadas e sua preservação, bem como estudos sobre os peixes do ribeirão e as atividades agrícolas exploradas de forma agroecológica para contribuir com a sustentabilidade das espécies no Planeta Terra.
O programa de Educação Ambiental desenvolvido no Pólo Regional do Centro Sul, em Piracicaba, faz parte de um projeto de Pesquisa Multidisciplinar, do qual participam outras entidades como o Instituto de Pesca, que também pertence à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Projeto Ribeirão Guamium
O projeto de recuperação do Ribeirão Guamium é coordenado pelo pesquisador científico do Pólo Regional do Centro Sul, José Roberto Ferreira, e que também é colaborador de pesquisa junto ao Cena/USP, e conta com o apoio do CNPq para desenvolver estudos sobre a Microbacia Hidrográfica do Guamium, ribeirão esse que é totalmente piracicabano, nascendo no bairro Tanquinho e tendo como foz o Rio Piracicaba.
A proposta maior do projeto é a reposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) da microbacia, e o monitoramento das atividades de uso do solo pela análise qualitativa e quantitativa da água.
O Programa de Educação Ambiental é um passo para a preservação e sustentabilidade dessa área e inaugura suas atividades com a visita das crianças do Centro de Reabil
09/27/2006
Artigos Relacionados
Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar divulga balanço
Governo cria Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar
Agricultura: IAC inaugura Laboratório de Biologia Molecular no Centro de Cana
Governo do Estado inaugura Núcleo de Educação Ambiental do Projeto Pomar
Governo do Estado inaugura Núcleo de Educação Ambiental do Projeto Pomar
Educação ambiental para agricultura familiar