Agricultura publica zoneamento agrícola de canola e feijão 3ª safra
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30) o zoneamento agrícola da canola e do feijão 3ª safra. O estudo é referente às cultivares adequadas para plantio e às condições climáticas e de solo para safra 2010/2011. Com o zoneamento agrícola, é possível identificar os municípios e os períodos de semeadura, em condições de baixo risco climático.
Enquanto as orientações de plantio de canola são válidas para seis estados (Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás), o do feijão vale apenas para o Paraná.
A canola é originária de regiões de clima temperado frio e se adapta bem às condições climáticas do Sul do Brasil, com tolerância às baixas temperaturas. Recentemente, a cultura foi introduzida no Centro-Oeste, cultivada na entressafra de soja, milho e algodão. No Brasil, a oleaginosa foi desenvolvida por melhoramento genético, sendo conhecida como canola de primavera.
Feijão
Cultivado tanto por pequenos quanto por grandes produtores em todo País, o feijoeiro possui sistemas de plantio que atendem sistemas altamente tecnificados e aqueles com menor uso tecnológico. De acordo com a portaria publicada nesta quinta, a temperatura é considerada o elemento climático de maior influência para o feijão.
A recomendação é que o plantio não ocorra em locais extremamente quentes, o que prejudica o florescimento e a frutificação. No período de floração, é preciso que os termômetros marquem, no mínimo, 12ºC. No Paraná, a safra 2009/2010 de feijão 3ª safra alcançou 7,1 mil toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Fonte:
Ministério da Agricultura
30/12/2010 16:21
Artigos Relacionados
Agricultura publica zoneamento agrícola que orienta plantio de feijão e arroz
Ministério publica normas para zoneamento agrícola do feijão e gergelim
Ministério da Agricultura publica normas para zoneamento agrícola do abacaxi
Ministério da Agricultura publica zoneamento agrícola para fruto produtor de palmito
Zoneamento agrícola orienta plantio de algodão, feijão, melancia e milheto
Zoneamento agrícola orienta o plantio de feijão-de-corda no Piauí e Maranhão