Agripino critica Lula por veto a aumento de aposentados



O líder do PFL, senador José Agripino (RN), criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (10), por ter vetado o reajuste de 16,67% concedido aos aposentados pelo Congresso. O aumento foi aprovado por meio de emenda ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/06, oriundo da Medida Provisória (MP) 288/06, que aumentou o valor do salário mínimo de R$ 300 para R$ 350.

- Tenha, presidente, condescendência com os aposentados. Respeite a decisão do Congresso Nacional - pediu.

Agripino criticou ainda o governo federal por ter, conforme afirmou, incentivado aposentados e pensionistas do INSS a contraírem empréstimos consignados em folha. Os aposentados, afirmou o senador, muitas vezes sem necessidade dos recursos, contraíram os financiamentos atraídos pelos juros baixos praticados pelos bancos. Devido a isso, em muitos pequenos municípios do país, os aposentados estariam sem condições de pagar até mesmo as contas de água e energia elétrica.

O senador lamentou também a participação dos bancos BMG e Rural, envolvidos no escândalo do "mensalão", nas operações de concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.

-Aqueles que foram os beneficiados [com o "mensalão"] são exatamente os que propiciaram a infelicidade o infortúnio dos aposentados do Brasil - disse.

10/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Agripino parabeniza Lula por sancionar aumento dos aposentados

Mão Santa pede a Renan que coloque em discussão veto de Lula ao aumento dos aposentados

Alvaro Dias critica veto de Lula a reajuste para aposentados

Mão Santa pede derrubada do veto presidencial ao aumento para aposentados

Mão Santa conclama senadores a derrubarem veto presidencial ao aumento dos aposentados

Senadores comentam veto de Lula a reajuste para aposentados