Agripino diz que CPI do Apagão Aéreo no Senado será mais eficaz



Em entrevista à imprensa no final da tarde desta segunda-feira (16), o líder dos Democratas (DEM), senador José Agripino (RN), informou que as bancadas do partido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal "desejam ver a CPI do Apagão Aéreo instalada no Senado". Ele informou que o requerimento de criação da CPI já conta com 28 assinaturas de senadores, mas a oposição vai trabalhar esta semana para completar pelo menos 33 assinaturas. Agripino disse não ter notícias de que senadores do PSDB estariam desistindo de instalar a comissão de inquérito no Senado.

- Na minha opinião, a CPI no Senado é o bastante. Se é o suficiente, os deputados federais é que vão dizer, e nós vamos respeitar a opinião deles - afirmou Agripino.

Na avaliação do senador, a comissão de inquérito no Senado "produzirá uma investigação muito mais eficaz e chegará de forma mais rápida às conclusões que interessam à sociedade brasileira". Ele ressaltou que a CPI terá o objetivo de identificar as razões, motivos e fatores que ocasionaram os problemas na aviação brasileira.

Alguns dos pontos a serem investigados, sublinhou Agripino, são a falta de equipamentos; a participação dos controladores de tráfego aéreo nos eventos; obras em aeroportos não realizadas; conflito entre civis e militares; licitações e contingenciamentos no Fundo da Aeronáutica. Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) serão investigadas em detalhes, adiantou o líder, principalmente quando às indicações para cargos de confiança.

- Um órgão técnico que trabalha com controle de aeronaves [Infraero] que transportam vidas humanas ser entregue a indicados políticos para fazer composição político-eleitoral é no mínimo um crime e uma irresponsabilidade, isso vai ter de ser investigado - disse.

16/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino diz que CPI do Apagão Aéreo será instalada no Senado, se Supremo negar sua abertura na Câmara

Agripino insiste na instalação de CPI do Apagão Aéreo

Agripino defende instalação da CPI do Apagão Aéreo

Agripino diz que saída para "apagão aéreo" é a privatização dos aeroportos

Agripino nega acordo para adiar CPI do Apagão Aéreo e indica membros do DEM para o colegiado

Relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo será apresentado na terça-feira